Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Comunicação, Mídia e Consumo tem como missão promover a discussão acadêmica relacionada ao campo da Comunicação Social, articulando os estudos de mídia – os meios de comunicação, suas lógicas de produção e processos de recepção – e os estudos do consumo, entendido como prática sociocultural definidora da cena contemporânea. Editada desde 2004 pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) de São Paulo, publica produção acadêmica de excelência, nacional e internacional. Produzida em versão digital, a revista segue o princípio da democratização do conhecimento científico incentivando o acesso público, imediato e livre a todo o seu conteúdo.A revista não cobra taxas para receber, avaliar ou publicar trabalhos.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dissertações defendidas

Editores
  • Jacke - autor autor
  • revistacmc CMC
  • Jackeline Ferreira
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Procedimentos de Avaliação e Comitê de Ética e Malversação

 

Todos os textos submetidos à revista passam por um processo de desk review que compreende dois procedimentos básicos: em uma primeira triagem, verifica-se o cumprimento dos requisitos formais estabelecidos nas normas de submissão da revista Comunicação, Mídia e Consumo; na sequência, procede-se a verificação de plágio por meio de software específico, SafeAssign. No caso de identificação de plágio ou outro tipo de discordância com as normas, o trabalho é recusado e o(s) autor(es) devidamente informado(s). Uma vez aceito em primeira instância, sem identificação de autoria, o texto passa por duas avaliações feitas por membros do Conselho Técnico-Científico e/ou pareceristas ad hoc. Em caso de divergência de pareceres, o trabalho é submetido a um terceiro avaliador. O resultado da avaliação é comunicado ao(s) autor(es), acompanhado de uma síntese dos pareceres. A decisão final sobre a publicação é de responsabilidade da Coordenação Editorial. Na eventualidade de suspeita de plágio ou malversação referente a artigo publicado em Comunicação, Mídia e Consumo, o Comitê de Ética em Pesquisa ESPM será acionado para referendar a deliberação dos editores, anteriormente encaminhada à coordenação do PPGCOM e apreciada pelo colegiado do Programa, ou sugerir procedimento que melhor responda à situação que porventura tenha ocorrido.

 

Periodicidade

Revista Quadrimestral, com início em: v. 1, n. 1, mai. 2004

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Diretório e Indexadores

CENGAGE Learning: http://www.gale.cengage.com

Diadorim: http://diadorim.ibict.br

DOAJ: http://www.doaj.org

EBSCO: http://www.ebscohost.com

Latindex: http://www.latindex.org/latindex/inicio

Livre: http://www.cnen.gov.br/

Portal de Periódicos da CAPES: http://www.periodicos.capes.gov.br

Revcom: http://www.portcom.intercom.org.br/revistas

Sumários.org: http://www.sumarios.org