Histórico do periódico

A revista Comunicação, Mídia e Consumo é editada desde 2004 pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (PPGCOM-ESPM).

A revista está indexada em oito bases de dados em portais de revistas científicas: Scopus, Revcom, Latindex, IBICT/Seer, Sumarios.org, LivRe, EBSCO, Univerciência. Nos últimos anos, a revista tem números organizados por temas livres em edições trilíngues (português, espanhol, inglês). O reconhecimento do valor da revista para o campo comunicacional brasileiro, expressa na indicação para tornar-se A2, feita pelos PPGCOMs durante reunião do Conselho da Compós em 2016, é um indicativo da consolidação da proposta do Programa da ESPM no campo de estudos da comunicação e do consumo. A integração da revista à base de dados Scopus, em 2018, reafirmou os esforços realizados pelas editoras, assim como o investimento institucional que têm se materializado na destinação de recursos anuais para contratação de serviços para a elaboração de projeto visual, editoração e traduções. Cabe destacar o fato de que, segundo os dados disponíveis no Google Scholar, a revista CMC teve, até 2019, 3065 citações, um número que a qualifica como uma das revistas acadêmicas brasileiras da área de comunicação com mais citações entre os periódicos então classificados no estrato A2 segundo o Qualis vigente em 2019.