A construção da confiança em experiências de hospitalidade mediadas pela internet: os casos do Airbnb e do Couchsurfing

Ramon Bezerra Costa, Viviane Marinho Fernandes, Fernando do Nascimento Gonçalves

Resumo


A partir da premissa da importância da confiança nas relações econômicas e de consumo, este artigo se dedica a refletir sobre os processos de construção da confiança em relações de consumo que se dão no campo da hospitalidade. Tal reflexão é feita a partir das experiências do Airbnb e do Couchsurfing, plataformas que permitem receber estranhos em casa ou se hospedar na casa de desconhecidos, pagando ou não por isso. Essas práticas vão nos interessar por indicarem relações de consumo que parecem extrapolar as experiências ordinárias de compra e venda e evidenciar a formação de outros tipos de laço social, cuja construção o texto pretende analisar.


Palavras-chave


Consumo; Confiança; Airbnb; Couchsurfing.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v14i39.1180

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