A construção da confiança em experiências de hospitalidade mediadas pela internet: os casos do Airbnb e do Couchsurfing
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v14i39.1180Palavras-chave:
Consumo, Confiança, Airbnb, CouchsurfingResumo
A partir da premissa da importância da confiança nas relações econômicas e de consumo, este artigo se dedica a refletir sobre os processos de construção da confiança em relações de consumo que se dão no campo da hospitalidade. Tal reflexão é feita a partir das experiências do Airbnb e do Couchsurfing, plataformas que permitem receber estranhos em casa ou se hospedar na casa de desconhecidos pagando ou não por isso. Essas práticas vão nos interessar por indicarem relações de consumo que parecem extrapolar as experiências ordinárias de compra e venda e evidenciar a formação de outros tipos de laços sociais, cuja construção o texto pretende analisar
Downloads
Referências
AIRBNB. Quem somos. Disponível em: <https://www.airbnb.com.br/about/about-us>. Acesso em: 26 mar. 2016.
BLOG.AIRBNB. O mundo é a tua casa. Disponível em: <http://blog.airbnb.com/belong-anywhere-br/>. Acesso em: 27 mar. 2016.
BORNELI, J. Airbnb recebe novo aporte e se iguala a Petrobras e Vale em valor de mercado. Infomoney, 11 dez. 2015. Disponível em: <http://startse.infomoney.com.br/portal/2015/12/11/15591/airbnb-recebe-novo-aporte-e-se-iguala-a-petrobras-e-vale-em-valor-de-mercado/>. Acesso em: 26 mar. 2016.
COLLABORATIVE LAB. What do people really think?, a summary of findings across this year’s studies on the collaborative economy. Collaborative Consumption. 2014. Disponível em: < http://www.collaborativeconsumption.com/2014/12/18/what-do-people-really-think-a-summary-of-findings-across-this-years-studies-on-the-collaborative-economy/>. Acesso em 27 mar. 2016.
COUCHSURFING. About Us. Disponível em: <http://www.couchsurfing.com/about/about-us/> Acesso em: 26 mar. 2016a.
COUCHSURFING. Our values. Disponível em: <http://www.couchsurfing.com/about/values/>. Acesso em: 26 mar. 2016b.
CROSBY, A. A mensuração da realidade: a quantificação e a sociedade ocidental. São Paulo: Editora UNESP, 1997.
FINURAS, A. P. M. C. Confiança nas instituições e valores culturais: estudo internacional comparado entre Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. 2013. 430p. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal, 2013.
FUKUYAMA, F. Confiança: as virtudes sociais e a criação da prosperidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
INFOMONEY. Crescendo com a crise, Airbnb investe no Brasil e se prepara para Olimpíadas. Uol Economia, 23 mar. 2016. Disponível em: <http://economia.uol.com.br/noticias/infomoney/2016/03/23/crescendo-com-a-crise-airbnb-investe-no-brasil-e-se-prepara-para-olimpiadas.htm>. Acesso em: 26 mar. 2016.
NEIBURG, F. Os sentidos sociais da economia. In: DIAS DUARTE, L. F.; BENEDITO M. C. (Org.). Antropologia. Horizontes das Ciências Sociais no Brasil. São Paulo: Anpocs/Ciência Hoje/Discurso Editorial/Barcarolla, 2010.
PORTER, T. M. Trust in Numbers: the pursuit of objectivity in science and public life. United Kingdom: Princeton University Press, 1995.
SIMMEL, G. The philosophy of Money. London: Routledge, 2004.
______. As grandes cidades e a vida do espírito (1903). Mana. Estudos de antropologia social, (11) 2: 577-591, 2005.
ZAC, P. J. A molécula da moralidade: as surpreendentes descobertas sobre a substância que desperta o melhor em nós. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.