A construção da confiança em experiências de hospitalidade mediadas pela internet: os casos do Airbnb e do Couchsurfing

Autores

  • Ramon Bezerra Costa Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão.
  • Viviane Marinho Fernandes Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Fernando do Nascimento Gonçalves Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v14i39.1180

Palavras-chave:

Consumo, Confiança, Airbnb, Couchsurfing

Resumo

A partir da premissa da importância da confiança nas relações econômicas e de consumo, este artigo se dedica a refletir sobre os processos de construção da confiança em relações de consumo que se dão no campo da hospitalidade. Tal reflexão é feita a partir das experiências do Airbnb e do Couchsurfing, plataformas que permitem receber estranhos em casa ou se hospedar na casa de desconhecidos pagando ou não por isso. Essas práticas vão nos interessar por indicarem relações de consumo que parecem extrapolar as experiências ordinárias de compra e venda e evidenciar a formação de outros tipos de laços sociais, cuja construção o texto pretende analisar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramon Bezerra Costa, Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão.

Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: ramonbzc@gmail.com.

Viviane Marinho Fernandes, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: vivianemf@gmail.com.

Fernando do Nascimento Gonçalves, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: goncalvesfernandon@gmail.com.

Referências

AIRBNB. Quem somos. Disponível em: <https://www.airbnb.com.br/about/about-us>. Acesso em: 26 mar. 2016.

BLOG.AIRBNB. O mundo é a tua casa. Disponível em: <http://blog.airbnb.com/belong-anywhere-br/>. Acesso em: 27 mar. 2016.

BORNELI, J. Airbnb recebe novo aporte e se iguala a Petrobras e Vale em valor de mercado. Infomoney, 11 dez. 2015. Disponível em: <http://startse.infomoney.com.br/portal/2015/12/11/15591/airbnb-recebe-novo-aporte-e-se-iguala-a-petrobras-e-vale-em-valor-de-mercado/>. Acesso em: 26 mar. 2016.

COLLABORATIVE LAB. What do people really think?, a summary of findings across this year’s studies on the collaborative economy. Collaborative Consumption. 2014. Disponível em: < http://www.collaborativeconsumption.com/2014/12/18/what-do-people-really-think-a-summary-of-findings-across-this-years-studies-on-the-collaborative-economy/>. Acesso em 27 mar. 2016.

COUCHSURFING. About Us. Disponível em: <http://www.couchsurfing.com/about/about-us/> Acesso em: 26 mar. 2016a.

COUCHSURFING. Our values. Disponível em: <http://www.couchsurfing.com/about/values/>. Acesso em: 26 mar. 2016b.

CROSBY, A. A mensuração da realidade: a quantificação e a sociedade ocidental. São Paulo: Editora UNESP, 1997.

FINURAS, A. P. M. C. Confiança nas instituições e valores culturais: estudo internacional comparado entre Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. 2013. 430p. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal, 2013.

FUKUYAMA, F. Confiança: as virtudes sociais e a criação da prosperidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

INFOMONEY. Crescendo com a crise, Airbnb investe no Brasil e se prepara para Olimpíadas. Uol Economia, 23 mar. 2016. Disponível em: <http://economia.uol.com.br/noticias/infomoney/2016/03/23/crescendo-com-a-crise-airbnb-investe-no-brasil-e-se-prepara-para-olimpiadas.htm>. Acesso em: 26 mar. 2016.

NEIBURG, F. Os sentidos sociais da economia. In: DIAS DUARTE, L. F.; BENEDITO M. C. (Org.). Antropologia. Horizontes das Ciências Sociais no Brasil. São Paulo: Anpocs/Ciência Hoje/Discurso Editorial/Barcarolla, 2010.

PORTER, T. M. Trust in Numbers: the pursuit of objectivity in science and public life. United Kingdom: Princeton University Press, 1995.

SIMMEL, G. The philosophy of Money. London: Routledge, 2004.

______. As grandes cidades e a vida do espírito (1903). Mana. Estudos de antropologia social, (11) 2: 577-591, 2005.

ZAC, P. J. A molécula da moralidade: as surpreendentes descobertas sobre a substância que desperta o melhor em nós. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Publicado

2017-04-26

Como Citar

Costa, R. B., Fernandes, V. M., & Gonçalves, F. do N. (2017). A construção da confiança em experiências de hospitalidade mediadas pela internet: os casos do Airbnb e do Couchsurfing. Comunicação Mídia E Consumo, 14(39), 67–89. https://doi.org/10.18568/cmc.v14i39.1180

Edição

Seção

Artigos