Vozes da África nos simbolismos da ficção: ecos do preconceito étnico-religioso em Tenda dos Milagres

Autores

  • Robéria Nádia Araújo Nascimento Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Campina Grande, PB

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v12i35.1028

Palavras-chave:

Ficção televisiva, Candomblé, Preconceito étnico-religioso

Resumo

Este texto se apropria das simbologias da religiosidade afro-brasileira na minissérie Tenda dos Milagres, inspirada na obra de Jorge Amado, para refletir sobre os preconceitos étnico-religiosos. Os fragmentos dos capítulos, as descrições das cenas e as entrevistas com praticantes contextualizam a mitologia do candomblé, constituindo espaços de discussão das desigualdades raciais e da ressignificação das práticas culturais africanas na sociedade brasileira, especialmente na Bahia.  

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Biografia do Autor

Robéria Nádia Araújo Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Campina Grande, PB

Doutora em Educação (UFPB), Mestre em Ciência da Informação (UFPB) e Professora Titular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

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Publicado

2015-12-08

Como Citar

Araújo Nascimento, R. N. (2015). Vozes da África nos simbolismos da ficção: ecos do preconceito étnico-religioso em Tenda dos Milagres. Comunicação Mídia E Consumo, 12(35), 12–30. https://doi.org/10.18568/cmc.v12i35.1028

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global