Da fanzine à magazine: uma análise das representações do punk pela publicidade

Cláudia da Silva Pereira, Lívia Pessanha Boeschenstein

Resumo


O objetivo é analisar as representações sociais do punk na mídia a partir de dois ícones deste movimento: Johnny Rotten (ex-vocalista da banda Sex Pistols) e João Gordo (ex-vocalista da banda Ratos de Porão). Parte-se da premissa de que a subcultura punk é passível de ser, através da publicidade, retransmitida ao público em geral dentro de padrões “politicamente corretos” em comparação ao que ele é em sua essência ideológica. Para tentar compreender o conceito de “representações sociais” e também como se dá o processo de atribuição de significados a determinados elementos “estrangeiros” a uma cultura, será desenvolvida uma reflexão a partir da teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003), dentre outros autores.


Palavras-chave


Representações midiáticas; Publicidade; Punk

Texto completo:

PDF PDF (English)

Referências


ADAMS, R. The Englishness of English Punk: Sex Pistols, Subcultures and Nostalgia. In: Popular Music and Society, v.31, n.4, p. 469-488 Oct/2008, Disponível em: https://kclpure.kcl.ac.uk/portal/files/4683361/punk.pdf - Acesso em: 10/05/2015.

BECKER, H. S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

CLARKE, J.; HALL, S.; JEFFERSON, T.; ROBERTS, B. Subcultures, cultures and class: a theoretical overview. In: HALL, S., JEFFERSON, T. (eds.). Resistance through rituals: youth subcultures in post-war Britain. Routledge, 2003.

DOUGLAS, M; Pureza e Perigo. São Paulo: Perspectiva, 2012.

DURKHEIM, É. Sociologia e filosofia. Rio de Janeiro e São Paulo: Ed. Forense, 1970.

HEBDIGE, D. Subculture: the meaning of style. London and New York: Routledge, 2008.

HODKINSON, P. Youth cultures: a critical outline of key debates. In: HODKINSON, Paul; DEICKE, W. (eds.). Youth Cultures: Scenes, subcultures and tribes. New York and London: Routledge, 2007.

KUGELBERG, J.; SAVAGE, J. Punk – an aesthetic. New York, NY: Rizzoli, 2012.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003

MORIN, E. Cultura de massas no século XX. Volume 2: Necrose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

Anúncios e comerciais

Ozzy Osbourne featuring Samsung Propel. Campanha Samsung 2009. Disponível em: https://youtu.be/-qQjpAl48MA - Acesso em: 10/05/2015.

Ozzy Osbourne & Justin Bieber - Buy Back Service. Campanha Best Buy 2011. Disponível em: https://youtu.be/pS9sUm5Y0sg – Acesso em: 10/05/2015.

“João Gordo substitui ‘Top Models’” matéria publicada no Blog do Adonis. Disponível em: www.blogdoadonis.com.br/2012/04/11/joao-gordo-substitui-“top-models”/ - Acesso em 10/05/2015.

Johnny Lydon featuring Country Life Butter British Butter. Primeiro comercial veiculado para a campanha. Disponível em: https://youtu.be/8hzQsvxtLTM – Acesso em: 10/05/2015.

Johnny Lydon featuring Country Life Britsh Butter: Farmer’s Wife. Segundo comercial veiculado para a campanha. Disponível em: https://youtu.be/6m99DGLPGJA – Acesso em: 10/05/2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v13i37.1055

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br