Da fanzine à magazine: uma análise das representações do punk pela publicidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v13i37.1055

Palavras-chave:

Representações midiáticas, Publicidade, Punk

Resumo

O objetivo é analisar as representações sociais do punk na mídia a partir de dois ícones deste movimento: Johnny Rotten (ex-vocalista da banda Sex Pistols) e João Gordo (ex-vocalista da banda Ratos de Porão). Parte-se da premissa de que a subcultura punk é passível de ser, através da publicidade, retransmitida ao público em geral dentro de padrões “politicamente corretos” em comparação ao que ele é em sua essência ideológica. Para tentar compreender o conceito de “representações sociais” e também como se dá o processo de atribuição de significados a determinados elementos “estrangeiros” a uma cultura, será desenvolvida uma reflexão a partir da teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003), dentre outros autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia da Silva Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio, Rio de Janeiro, RJ

Professora Adjunta e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio, concentra suas pesquisas nos estudos das representações sociais da juventude na mídia, especialmente na publicidade, e suas relações com o consumo.

Lívia Pessanha Boeschenstein, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio, Rio de Janeiro, RJ

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio.

Referências

ADAMS, R. The Englishness of English Punk: Sex Pistols, Subcultures and Nostalgia. In: Popular Music and Society, v.31, n.4, p. 469-488 Oct/2008, Disponível em: https://kclpure.kcl.ac.uk/portal/files/4683361/punk.pdf - Acesso em: 10/05/2015.

BECKER, H. S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

CLARKE, J.; HALL, S.; JEFFERSON, T.; ROBERTS, B. Subcultures, cultures and class: a theoretical overview. In: HALL, S., JEFFERSON, T. (eds.). Resistance through rituals: youth subcultures in post-war Britain. Routledge, 2003.

DOUGLAS, M; Pureza e Perigo. São Paulo: Perspectiva, 2012.

DURKHEIM, É. Sociologia e filosofia. Rio de Janeiro e São Paulo: Ed. Forense, 1970.

HEBDIGE, D. Subculture: the meaning of style. London and New York: Routledge, 2008.

HODKINSON, P. Youth cultures: a critical outline of key debates. In: HODKINSON, Paul; DEICKE, W. (eds.). Youth Cultures: Scenes, subcultures and tribes. New York and London: Routledge, 2007.

KUGELBERG, J.; SAVAGE, J. Punk – an aesthetic. New York, NY: Rizzoli, 2012.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003

MORIN, E. Cultura de massas no século XX. Volume 2: Necrose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

Anúncios e comerciais

Ozzy Osbourne featuring Samsung Propel. Campanha Samsung 2009. Disponível em: https://youtu.be/-qQjpAl48MA - Acesso em: 10/05/2015.

Ozzy Osbourne & Justin Bieber - Buy Back Service. Campanha Best Buy 2011. Disponível em: https://youtu.be/pS9sUm5Y0sg – Acesso em: 10/05/2015.

“João Gordo substitui ‘Top Models’” matéria publicada no Blog do Adonis. Disponível em: www.blogdoadonis.com.br/2012/04/11/joao-gordo-substitui-“top-models”/ - Acesso em 10/05/2015.

Johnny Lydon featuring Country Life Butter British Butter. Primeiro comercial veiculado para a campanha. Disponível em: https://youtu.be/8hzQsvxtLTM – Acesso em: 10/05/2015.

Johnny Lydon featuring Country Life Britsh Butter: Farmer’s Wife. Segundo comercial veiculado para a campanha. Disponível em: https://youtu.be/6m99DGLPGJA – Acesso em: 10/05/2015.

Publicado

2016-09-01

Como Citar

Pereira, C. da S., & Boeschenstein, L. P. (2016). Da fanzine à magazine: uma análise das representações do punk pela publicidade. Comunicação Mídia E Consumo, 13(37), 76–97. https://doi.org/10.18568/cmc.v13i37.1055

Edição

Seção

Artigos