Mercado, política e cultura na “baixa” Amazônia: circuitos longos e curtos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v13i37.1056

Palavras-chave:

Circuitos culturais, Amazônia, Produção cultural, Trajetória social, Mercado cultural

Resumo

O artigo discute os circuitos culturais presentes no espaço da “baixa”
Amazônia – a área de ocupação ocidental mais consolidada da região – tendo por referência três grupos populacionais, compreendidos enquanto trajetórias sociais, que se diferenciam, entre si, por seu modo de ocupação econômica e cultural do espaço. Observa-se como duas dessas trajetórias sociais participam mais ativamente dos circuitos culturais, enquanto a terceira mostra-se mais reservada em relação a eles. Procura-se interpretar essas relações de aproximação e distanciamento a partir da experiência social intersubjetiva que os envolve.

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Biografia do Autor

Fábio Fonseca de Castro, Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém, PA

Pós-doutor pela Université de Montréal. Doutor em sociologia pela Université de Paris 5 (Sorbonne-Descartes). Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea, UFPA) e na Faculdade de Comunicação da UFPA.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

Fonseca de Castro, F. (2016). Mercado, política e cultura na “baixa” Amazônia: circuitos longos e curtos. Comunicação Mídia E Consumo, 13(37), 120–137. https://doi.org/10.18568/cmc.v13i37.1056

Edição

Seção

Artigos