Entre mídia e comunicação: origens e modalidades de uma dicotomia nos estudos da Área

Luis Mauro Sá Martino

Resumo


Embora as palavras “mídia” e “comunicação” muitas vezes apareçam de maneira indistinta nos estudos da Área, em termos epistemológicos essa relação talvez não seja óbvia. Este texto propõe que, embora tomadas como sinônimas, cada uma dessas expressões revela um posicionamento epistemológico, discutido a partir de três aspectos: (a) entre as noções de “mídia” e “comunicação” como recorte de estudos, (b) entre demandas acadêmicas e de mercado na formação das teorias; (c) entre a palavra “comunicação” e sua utilização como operador epistemológico delimitador de uma Área. Essas tensões são pensadas a partir dos referenciais de pesquisa da Epistemologia da Comunicação.


Palavras-chave


Comunicação; Epistemologia; Teoria da Comunicação

Texto completo:

PDF PDF (English)

Referências


BRAGA, J. L. Dispositivos Interacionais. Texto apresentado no XX Encontro da Compós. Porto Alegre: UFRGS, Junho 2011.

BRAGA, J. L. Comunicação, disciplina indiciária. Matrizes, no. 4, vol. 5,

BRAGA, J. L. Disciplina ou Campo? In: SIGNATES, L.; PIMENTA, F. J. P.; FERREIRA, J. Estudos de Comunicação. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2012.

BRETON, P.; PROULX, S. L’Explosion de la Communication. Paris: La Découverte, 2002.

BRYANT, J. e MIRON, D. Theory and Research in Mass Communication. Journal of Communication. December 2004/Vol. 54 no. 4.

CRAIG, R. Communication Theory as a Field. Communication Theory 9(2) May 1999.

CROWLEY, D.; MITCHELL, D. Communication Theory Today. Standford: Standford University Press, 2000.

DANCE, F. E. X. (org). Teoria da Comunicação Humana. São Paulo: Cultrix, 1973.

DeFLEUR, M. Teorias de Comunicação de Massa. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

ESPOSITO, R. Communitas. Buenos Aires: Amorrotu, 2005.

FELINTO, E. Da Teoria da Comunicação às teorias da mídia. Texto apresentado no XX Encontro da Compós. Porto Alegre: UFRGS, Junho 2011.

FERRARA, L. D’A. A epistemologia de uma comunicação indecisa. Trabalho apresentado no 22o. Encontro da Compós. Salvador, junho 2013.

FERREIRA, J. Proposições que circulam sobre a Epistemologia da Comunicação. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 20., 2011. Juiz de Fora. Anais… Juiz de Fora: UFJF, jun 2012. pp. 1-17.

FERREIRA, J. Questões e linhagens na construção do campo epistemológico da Comunicação. In:_______ (org.). Cenários, teorias e metodologias da Comunicação. Rio de Janeiro: e-papers, 2007.

FRANÇA, V. Paradigmas da Comunicação: conhecer o quê?. In: MOTTA, Luiz Gonzaga; FRANÇA, V., PAIVA, R. e WEBER, M. H. (orgs.) Estratégias e culturas da comunicação. Brasília: Editora UnB, 2001.

FREIXO, M. J. Teorias e Modelos da Comunicação e da Mídia. Lisboa: Instituto Piaget, 2012.

LAZAR, J. La science de la communication. Paris: PUF, 1996.

LIMA, V. Repensando as teorias da comunicação. In: MELO, J. M. Teoria e pesquisa em comunicação. São Paulo: Intercom/Cortez, 1983, p. 86.

LITTLEJOHN, S. Teorias da Comunicação Humana. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

LOPES, M. I. V. Sobre o estatuto disciplinar do campo da Comunicação. In: ______. Epistemologia da Comunicação. São Paulo: Loyola, 2003.

MARCONDES FILHO, C. A Comunicação no sentido estrito e o Metáporo. Trabalho apresentado no 21o. Encontro da Compós. Juiz de Fora, junho 2012.

MARCONDES FILHO, C. Duas doenças infantis da comunicação. Matrizes. Vol. 4, No 2. (2010).

MARTINO, L. C. Teorias da Comunicação: muitas ou poucas? Cotia (SP) Ateliê Editorial, 2007.

MATTOS, M. A. Intermitências epistêmicas da Comunicação. In: PINTO, J. e SERELLE, M. Interações Midiáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

McQUAIL, D. Mass Communication Theory. Londres: Sage, 2005.

MIÉGE, B. O Pensamento Comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2000.

MORAGAS SPA, M. Teorias de la Comunicación. Barcelona: Gustavo Gilli, 1981.

MORTENSEN, G. D. Teoria da Comunicação. São Paulo: Mosaico, 1980.

MUCCHIELLI, A. Les situations de communication. Paris: Eyrolles, 1991.

PAIVA, R. O espírito comum. Petrópolis: Vozes, 1999.

PAIVA, C. Elementos para uma epistemologia da cultura midiática. Culturas Midiáticas. Ano I, n. 01, jul.-dez., 2008, pp. 1-12.

PERUZZO, C. K. Em busca dos objetos de pesquisa em Comunicação no Brasil. In: WEBER, M. H.; BENTZ, I. E HOHFELDT, A. Tensões e objetos da pesquisa em Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2002.

PIMENTA, F. J. P. Jogos, redes sociais e a crise no campo da Comunicação.SIMPÓSIO NACIONA DA ABCIBER, 5., 2011, Florianópolis. Anais...Florianópolis: UFSC, nov. 2011. pp.1-16.

QUIROGA, T. Pensar a episteme comunicacional. 2a. Edição: Recife: Ed. UFPE, 2015.

SÁNCHEZ, L. e CAMPOS, M. La Teoría de la comunicación: diversidad teórica y fundamentación epistemológica. Dialogos de la Comunicación. No. 78, Janeiro-Julio 2009, pp. 24-38.

SANTOS, J. R. Comunicação. Lisboa: Difusão Cultural, 1992.

SEVERIN, T; TANKARD, D. Communication theories. Nova York: Longman, 2001.

SODRÉ, M. A ciência do comum. Petrópolis: Vozes, 2014.

SOUSA, J.; GERALDES, E. Um saber sobre tensão: as múltiplas visões sobre a origem, o objeto de estudos e o conceito da disciplina comunicação. Razon y Palabra, vol. 14, no. 67, março-abril, 2009, p. 1-22.

TORRICO VILLANUEVA, E. R. Abordajes y periodos de la teoria de la comunicación. Buenos Aires: Norma, 2004.

VERON, E. La semiosis social 2. Buenos Aires: Paidós, 2013.

VIZER, E. A. A trama (in)visível da vida social. Porto Alegre: Sulina, 2011.

YAMAMOTO, E. I. O conceito de comunidade na comunicação. Galáxia, no. vol. 21, no. 2, 2014.

WOLTON, D. Penser la communication. Paris: Flammarion, 1998.

WRIGHT, C. Comunicação de Massa. Rio de Janeiro: Bloch, 1968.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v13i38.1154

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br