A construção social da autoria de filmes publicitários

Autores

  • Tatiana Güenaga Aneas Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe.

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1322

Palavras-chave:

filme publicitário, campo publicitário, autoria

Resumo

Este artigo examina como se constrói o lugar da autoria no interior do campo do filme publicitário, considerando a atuação de instituições e profissionais envolvidos na criação destes produtos: agência publicitária, empresa anunciante e produtora audiovisual. A partir de uma perspectiva que tem como base a teoria dos campos de Bourdieu (1996), e em diálogo com autores que discutem autoria no campo da produção cultural, o trabalho busca estabelecer premissas teórico-metodológicas para compreender os lugares de autoria de filmes publicitários e as vantagens de incorporar esta compreensão à análise desta espécie de obra audiovisual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Güenaga Aneas, Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe.

Professora efetiva do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe. Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFS. Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Póscom/Universidade Federal da Bahia (2016). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela mesma instituição (2011). Especialista em Design de Comunicação Social pela Universidade Salvador (2009). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bhia (2007). Leciona disciplinas nas áreas de Criação Publicitária, Direção de Arte, Comunicação Visual, Estética e Semiótica. Desenvolve pesquisa na área de análise de materiais publicitários audiovisuais, nas suas dimensões poética, estética, estilística e autoral.

Publicado

2018-04-26

Como Citar

Aneas, T. G. (2018). A construção social da autoria de filmes publicitários. Comunicação Mídia E Consumo, 15(42), 138–155. https://doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1322

Edição

Seção

Artigos