Subjetivação e consumo em sites de relacionamento

Autores

  • Marta de Araújo Pinheiro Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v5i14.139

Resumo

Resumo Construção de perfis, customização das páginas pessoais, compartilhamento de bens culturais nas redes sociais na internet vêm transformando as relações entre subjetivação, cultura e consumo. A progressiva liberação da associação do consumo às categorias de classe social, estilos de vida e atualização do self permite aproximá-lo do conceito de governabilidade. Como estudo de caso, o site de relacionamentos Myspace.com. Palavras-chave: Sites de relacionamentos; consumo; Myspace.com. Resumen La construcción de perfiles, la adaptación de las páginas personales, y el compartimiento de bienes culturales en las redes sociales de Internet están transformando las relaciones entre subjetivación, cultura y consumo. La liberación progresiva de la asociación del consumo a las categorías de clases sociales, estilos de vida y auto-actualización permite aproximarlo al concepto de gobernabilidad. Se utiliza la red Myspace. com como estudio de caso. Palabras-clave: Red social; consumo; Myspace.com. Abstract Profiles construction, personal web pages customization and the sharing of cultural products over internet social network are changing the relations between subjectivation, culture and consumption. The continuous liberation of the association of consumption to the categories of social classes, lifestyles and self-actualization allows us to consider the self closer to the concept of governmentality. The network MySpace.com is taken as a case study. Keywords: Social networks; consumption; MySpace.com.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta de Araújo Pinheiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora e pesquisadora do Mestrado em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ).

Downloads

Publicado

2009-09-02

Como Citar

Pinheiro, M. de A. (2009). Subjetivação e consumo em sites de relacionamento. Comunicação Mídia E Consumo, 5(14), 103–121. https://doi.org/10.18568/cmc.v5i14.139