Quilombolas no WhatsApp: o papel do aprendizado coletivo nas lutas por reconhecimento

Autores

  • Janine de Kássia Rocha Bargas Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. http://orcid.org/0000-0002-9719-4993
  • Rousiley Celi Moreira Maia Professora Titular do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM/UFMG).

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v14i41.1391

Palavras-chave:

Quilombolas, WhatsApp, Aprendizado coletivo, Reconhecimento

Resumo

Este estudo analisa as interações de um grupo de quilombolas do Pará no WhatsApp sobre o Processo Seletivo Especial da Universidade Federal do Pará. Busca-se compreender se e como tais interações possibilitam aprendizado coletivo sobre o PSE e a importância do aprendizado em suas ações políticas. A análise revela, a partir de dados coletados entre 2015 e 2016, que o WhatsApp, por sua instantaneidade, informalidade e simplicidade, possibilita condições para o aprendizado coletivo por meio da troca de informações; do ajustamento de opiniões; e da prescrição de ações, dos quais emergem, também, possibilidades de fortalecimento de ações políticas de luta por reconhecimento. Assim, os achados contribuem para dar a ver a relevância política e social das interações cotidianas e a complexidade das teias comunicacionais proporcionadas pelas mídias sociais.

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Biografia do Autor

Janine de Kássia Rocha Bargas, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Ciências Sociais, com área de concentração em Sociologia e graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, ambas pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Rousiley Celi Moreira Maia, Professora Titular do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM/UFMG).

Professora Titular do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM/UFMG). Mestrado e doutorado em Ciência Política pela University of Nottingham, Inglaterra (em 1989 e 1992 respectivamente). Pós-doutorado no Boston College, Estados Unidos (2010-2011). Líder do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME/UFMG)

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

Bargas, J. de K. R., & Maia, R. C. M. (2017). Quilombolas no WhatsApp: o papel do aprendizado coletivo nas lutas por reconhecimento. Comunicação Mídia E Consumo, 14(41), 31–52. https://doi.org/10.18568/cmc.v14i41.1391