Quilombolas no WhatsApp: o papel do aprendizado coletivo nas lutas por reconhecimento

Janine de Kássia Rocha Bargas, Rousiley Celi Moreira Maia

Resumo


Este estudo analisa as interações de um grupo de quilombolas do Pará no WhatsApp sobre o Processo Seletivo Especial da Universidade Federal do Pará. Busca-se compreender se e como tais interações possibilitam aprendizado coletivo sobre o PSE e a importância do aprendizado em suas ações políticas. A análise revela, a partir de dados coletados entre 2015 e 2016, que o WhatsApp, por sua instantaneidade, informalidade e simplicidade, possibilita condições para o aprendizado coletivo por meio da troca de informações; do ajustamento de opiniões; e da prescrição de ações, dos quais emergem, também, possibilidades de fortalecimento de ações políticas de luta por reconhecimento. Assim, os achados contribuem para dar a ver a relevância política e social das interações cotidianas e a complexidade das teias comunicacionais proporcionadas pelas mídias sociais.


Palavras-chave


Quilombolas; WhatsApp; Aprendizado coletivo; Reconhecimento

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DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v14i41.1391

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