Metamorfoses do contrato representativo: jornalismo, democracia e os manuais da redação da Folha de S.Paulo

Afonso de Albuquerque, Ariane Diniz Holzbach

Resumo


Resumo
O texto analisa as três primeiras edições do Manual da Redação editado pelo jornal Folha de S.Paulo: 1984, 1987 e 1992. Mais do que fundamental na estruturação do novo jornalismo brasileiro pós-ditadura, as edições constituem um manifesto no qual o jornal reivindica ocupar um
papel de destaque na nova democracia em formação. A análise se prende, em especial, ao modo como os manuais buscam legitimar esse papel baseado em um tipo particular de contrato representativo; um vínculo comercial, antes que eleitoral.
Palavras-chave: Jornalismo; democracia; contrato representativo; Manual da Redação da Folha de S.Paulo.

Resumen
El texto se propone analizar las tres primeras ediciones del Manual da Redação editado por el diario Folha de S.Paulo: 1984, 1987 y 1992. Además de desempeñar un papel fundamental en la estructuración del nuevo periodismo brasileño posterior a la dictadura, las ediciones constituyen un
manifiesto en el cual el diario pretende desempeñar un papel destacado en la nueva democracia que estaba en formación. El objetivo de este análisis es determinar la manera en que los manuales buscan legitimar ese papel basado en un tipo especial de contrato representativo en el cual el
vinculo comercial es más importante que el vinculo electoral.
Palabras-clave: Periodismo; democracia; contrato representativo; Manual da Redação del diario Folha de S.Paulo.

Abstract
The main purpose of this paper is to analyze the first three editions of the Writing Manuals (Manual da Redação – 1984, 1987 and 1992), edited by th daily newspaper Folha de S.Paulo. These manuals were fundamental for the structuring of the new Brazilian journalism during the post-dictatorship period. Furthermore, they are a manifest where the newspaper claims for an important place in the new Brazilian democracy in formation. The aim of this analysis is to ascertain how these manuals try to legitimate this position. They have a sort of special representative contract where commercial bonding is more important than the electoral one.
Keywords: Journalism; democracy; representative contract; Folha de S.Paulo Writing Manual.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v5i14.141

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