Entre o contratual e o polêmico: valor e representatividade nas narrativas mercadológicas

Valdenise Leziér Martyniuk, Simone Bueno Silva

Resumo


Na configuração midiática contemporânea em rede, discursos antes consolidados por vozes autorizadas que eram construídas a partir de relações unidirecionais são alterados para uma dimensão horizontal, em meio à proliferação de sujeitos que passam a se posicionar na disputa de narrativas.  Indivíduos comuns e grupos sociais organizados, que costumavam desfrutar de baixa visibilidade, têm sua competência de enunciação estendida. Aumenta, assim, a incidência de discursos opostos. Diante desse risco, importantes marcas retomam sua posição de autoridade na publicidade, adotando a estratégia de assumir valores polêmicos em suas narrativas, como modo de atingir a visibilidade. Exemplares desses fenômenos da dinâmica do poder são analisados sob a perspectiva da sociossemiótica, ancorada na teoria semiótica de Greimas.

Palavras-chave


sociossemiótica; estratégia; polêmica; redes; marcas

Texto completo:

PDF PDF (English)

Referências


CASTELS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CIACO, J. B. A inovação em discursos publicitários: comunicação, semiótica e marketing. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013.

GREIMAS, A. J. O contrato de veridicção. Trad. Cidmar Teodoro Paes. In: Acta semiotica et linguística. V2. N.1, 1978.

GREIMAS, A. J. e COURTÉS. J. Dicionário de Semiótica. Trad. Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Cultrix, s/d.

LANDOWSKI, E. Les interactions risquées. In: Nouveax Actes Semiotiques, n. 103-105, Pulim: Limoges, 2005.

LANDOWSKI, E. Masculino, feminino e social. In: Presenças do outro. Trad. Mary Amazonas. São Paulo: Perspectiva, 2002.

LANDOWSKI, E. Sociedade Refletida. São Paulo: Perspectiva, 1986.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v14i41.1468

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: SCOPUS lREVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  |  

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br