Linguagem, consumo e felicidade: Discurso jornalístico e ambivalência

Marcelo Pereira da Silva, Ana Maria Dantas de Maio

Resumo


A discussão em torno do consumo, do consumismo e do discurso da felicidade enleia-se à sociedade contemporânea. Fundamentados na Análise Crítica de Discurso, analisamos dois textos jornalísticos publicados no Brasil, em 2013, que tratam da relação entre consumo, vida e felicidade. Diante dessas problemáticas, colocamos na ribalta a ambivalência apensa ao discurso jornalístico sobre a felicidade no contexto de uma cultura de consumo, considerando que os sentidos que produz interferem no tecido social, pois as crenças sobre o mundo se adquirem por meio do discurso, o qual constitui e constrói o mundo em significados.

Palavras-chave


Consumo; Jornalismo; Análise Crítica de Discurso; Felicidade;

Texto completo:

PDF PDF (English)

Referências


BARROS FILHO, C.; MEUCCI, A. A vida que vale a pena ser vivida. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2008.

BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

__________. A ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

__________. Danos colaterais: desigualdades sociais numa era global. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos – conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: URFJ, 2010.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Editora UNB, 2ª Ed. Brasília, 2016.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 2002.

HESSEL, S.; MORIN, E. O caminho da esperança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

LIPOVETSKY, G.; CHARLES, S. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.

LIPOVETSKY, G. A sociedade da decepção. Barueri: Manole, 2007.

LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A cultura – mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Cia das Letras, 2011.

MORIN, E. A Via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

NARDINI, R. Ministro pede a superação do modelo “sou feliz quando consumo”. Carta Capital, São Paulo, 23 ago. 2013. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2017.

SILVA, F.P. A construção da ironia: “uma pittada de veneno?”. In: GREGOLIM, M. R; BARONAS, R.(Orgs.). Análise do discurso: as materialidades do sentido. São Carlos: Claraluz, 2007. p. 95-102.

SOUZA, K. ‘Divã contemporâneo’. Revista da Cultura, São Paulo, n. 74, set. 2013. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2017.

VAN DIJK, T.A. Discurso, notícia e ideologia: estudos na análise crítica do discurso. Famalicão: Campo das Letras, 2005.

WOLTON, D. É preciso salvar a comunicação. São Paulo: Paulus, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1570

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: SCOPUS lREVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  |  

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br