Ao Sul das referências: reflexões decoloniais para desierarquizar os processos de produção de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i51.2497

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão a respeito de uma experiência de pesquisa na área da comunicação e dos estudos feministas e de gênero, realizada com mulheres do Brasil e de Moçambique, que privilegiou a utilização de referenciais teóricos decoloniais. O texto discute aspectos relacionados às escolhas de autoras (es) e apresenta os conceitos: axé (SODRÉ, 2017) e disponer de una misma (TZUL TZUL, 2016), para evidenciar a potencialidade dos referenciais decoloniais para democratizar o processo de produção do conhecimento. Nesse contexto, afirmamos que os estudos que promovem o diálogo entre países do sul global, a partir da incorporação de referentes teóricos decoloniais, contribuem para reposicionar, socialmente, as/os sujeitos e de nutrir o processo de teorização com as experiências de sua gente: autoras (es), pesquisadoras (es) de todos os níveis, comunidades, coletivos e movimentos sociais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Martins, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Comunicação Midiática pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, com bolsa doutorado-sanduiche na Universidade Pedagógica de Moçambique, pelo Programa Abdias Nascimento\CAPES.  Docente do Departamento de Ciências da Comunicação da mesma instituição – Campus Frederico Westphalen/RS.

Rosane Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências da Comunicação e da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Docente do Departamento de Ciências da Comunicação, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – POSCOM da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Coordenadora do Programa Abdias Nascimento\CAPES entre a UFSM e a Universidade Pedagógica de Moçambique UP\MZ. Professora Colaboradora da UP\MZ.

Publicado

2021-03-22

Como Citar

Martins, V., & Rosa, R. (2021). Ao Sul das referências: reflexões decoloniais para desierarquizar os processos de produção de conhecimento. Comunicação Mídia E Consumo, 18(51), 35. https://doi.org/10.18568/cmc.v18i51.2497

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global