A construção do corpo feminino na mídia semanal

Autores

  • Ana Cláudia de Oliveira PUC-SP
  • Cíntia SanMarin Fernandes PUC-SP
  • Simone Bueno da Silva PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v6i17.164

Palavras-chave:

corpo, construção identitária, semiótica discursiva, interação, mídia impressa

Resumo

O corpo, tomado de forma objetiva e subjetiva, constitui lugar de construção e expressão das subjetividades. Nessa perspectiva, esse artigo propõe analisar a produção de sentido nas formas de presentificação do corpo feminino na mídia de informação semanal, tratando o universo de discurso midiático como lócus de interação social. Para isso, fundamenta-se nos estudos da semiótica discursiva, mais precisamente da sociossemiótica, tomando como objeto as capas, matérias e anúncios publicitários das principais representações do segmento no mercado editorial brasileiro– as revistas Veja, da editora Abril, Época, da editora Globo e Istoé, da editora Três –, veiculados no limiar do século XXI, no período compreendido entre 2000 e 2007.

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Publicado

2010-02-12

Como Citar

de Oliveira, A. C., Fernandes, C. S., & da Silva, S. B. (2010). A construção do corpo feminino na mídia semanal. Comunicação Mídia E Consumo, 6(17), 11–36. https://doi.org/10.18568/cmc.v6i17.164

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global