A Igreja entra no clima: comunicação, educação e consumo em “Sobre o cuidado da casa comum” - encíclica papal de Francisco.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v15i44.1755

Palavras-chave:

consumo sustentável, comunicação, educação, sustentabilidade

Resumo

A conformação tridimensional do campo comunicação/educação/consumo objetiva dar conta dos complexos processos e relações que envolvem a construção do cidadão enquanto ator social ativo na produção das suas próprias identidade e cultura e responsável pelo seu destino histórico. Em seu bojo, tanto a educação quanto o consumo – sob mediação das agências de socialização tradicionais e dos meios de comunicação – adquirem estatuto de direito. Trata-se do direito inerente aos sujeitos de construírem-se material e simbolicamente na busca libertadora, problematizadora e reflexiva de sua própria educação, no exercício pleno da sua cidadania. A pesquisa evidencia, a partir da análise da encíclica papal Laudato si’ a construção discursiva do campo comunicação/educação/consumo, sinalizando para a pertinência e eficácia deste no entendimento da construção de sujeitos críticos na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Antonio Hélio Junqueira, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

ANTONIO HÉLIO JUNQUEIRA: Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (DCA/USP), com pós-doutorado (CNPq) e mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Pós-graduado em Desenvolvimento Rural e Abastecimento Alimentar Urbano pela FAO/PNUD/CEPAL/IPARDES. Engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP. Professor Doutor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas, da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Pesquisador dos grupos certificados CNPq: “Negócios e Gestão em Alimentos e Bebidas” (UAM); “Comunicação, Consumo, Educação e Cidadania” (ESPM) e “Observatório da Cultura Digital” (Escola do Futuro / USP). Consultor de empresas em Inteligência de Mercado para o Agronegócio e coautor do livro “100 anos de feiras livres na cidade de São Paulo” (Lei Rouanet).

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Publicado

2018-12-13

Como Citar

Junqueira, A. H. (2018). A Igreja entra no clima: comunicação, educação e consumo em “Sobre o cuidado da casa comum” - encíclica papal de Francisco. Comunicação Mídia E Consumo, 15(44), 598–615. https://doi.org/10.18568/cmc.v15i44.1755