Signos da mobilidade: a ressignificação da liberdade na campanha publicitária “go.” Visa

Autores

  • Clotilde Perez ECA-USP
  • Sergio Bairon ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v7i18.186

Palavras-chave:

Publicidade, Efeitos de sentido, Mobilidade, Liberdade

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa “Signos da publicidade contemporânea”, conduzida pelo GESC3 – Grupo de Estudos em Semiótica, Comunicação, Cultura e Consumo. A metodologia utilizada foi a semiótica peirceana e o objeto da análise é a campanha publicitária da marca Visa, intitulada “Go. Mais pessoas vão com Visa”. Com filmes publicitários, anúncios impressos, mídia exterior, internet e merchandising, a campanha buscou explicitar de forma inovadora um signo absolutamente convencional, que é liberdade. O caminho conceitual e estético entregou à mobilidade a função de dar um novo sentido à liberdade.

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Biografia do Autor

Clotilde Perez, ECA-USP

Livre-docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); pós-doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, Espanha; doutora em Comunicação eSemiótica e mestre em Administração de Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Semioticista; professora do Programa de Ciências da Comunicação e do curso de Publicidade da ECA-USP e doPrograma de Estudos Pós-graduados em Administração da PUC-SP. Líder do GESC3 – Grupo de Estudos em Semiótica,Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq.

Sergio Bairon, ECA-USP

Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Doutor em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Historiador e cientista social; professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação e do curso de Publicidade da ECA-USP.

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Publicado

2010-05-25

Como Citar

Perez, C., & Bairon, S. (2010). Signos da mobilidade: a ressignificação da liberdade na campanha publicitária “go.” Visa. Comunicação Mídia E Consumo, 7(18), 83–103. https://doi.org/10.18568/cmc.v7i18.186

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global