A imaterialização da marca: da economia da mercadoria à economia da transformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v16i46.1878

Palavras-chave:

Marketing, comunicação, marca, experiência, economia da transformação

Resumo

No mundo atual as marcas têm vindo a reconhecer que o design e a produção de objetos representa apenas uma parte do seu negócio. Assim, esforçam-se por desenvolver com sucesso novas estratégias de marketing como o branding baseado na experiência. Todavia, alguns autores apontam para a necessidade da economia se basear em algo mais duradouro do que a memória que o serviço ou a experiência de uma marca possa despertar no público. Sustentam, portanto, a importância de se desenvolver a ‘Economia da Transformação’. Neste artigo iremos discutir o processo de imaterialização da marca e, consequentemente, a mudança do seu valor económico ao longo das últimas décadas. Apoiados em autores de referência de diversas áreas, procuramos contribuir para a reflexão e reconhecimento de fatores contemporâneos que possam estar implicados num crescimento económico futuro.

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Biografia do Autor

Carla Suzana Dias, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave IPCA; Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura ID+

Professora adjunta da Escola Superior de Design (IPCA-ESD) do departamento de Arte e Comunicação, no curso de licenciatura de Design Gráfico. Doutorada em Arte e Design pela FBAUP (2015), com a tese intitulada: “Design como Processo _ uma reflexão sobre a dimensão lúdica, participativa e relacional para o design contemporâneo”. A sua área de investigação atual foca a importância dos aspetos imateriais do design, e o design no contexto educativo. É licenciada em Design Gráfico pela FBAUP (1996), e expande a sua formação para a área da multimédia, concluindo o mestrado em Som e Imagem na U. Católica Portuguesa (2002), com a dissertação intitulada: E-dentidade, do Analógico ao Digital na Construção da Identidade Contemporânea (dissertação e CD-ROM). Deu início à atividade letiva em 1994, no Ensino Secundário (1994-2002). Lecionou na Escola Superior Artística do Porto (2001 até 2009). Desde 2006 até à atualidade leciona no IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave).É coautora e designer do manual escolar de Teoria do Design – Desígnio – editado pela Porto Editora (2001-2015), com uma adoção nacional nos cursos de artes. Entre 1998 a 2004, é selecionada em diversos concursos nas áreas do design gráfico e digital. Possui diversas comunicações e publicações científicas em congressos nacionais e internacionais.

Ana Baptista, Queen Mary University of London (QMUL). Londres, Reino Unido.

Doutora pela Universidade de Aveiro, Portugal, em Ciências Educacionais. Docente na Queen Mary University of London.Conselheira de ensino e aprendizagem.

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Publicado

2019-08-08

Como Citar

Dias, C. S., & Baptista, A. (2019). A imaterialização da marca: da economia da mercadoria à economia da transformação. Comunicação Mídia E Consumo, 16(46), 205–225. https://doi.org/10.18568/cmc.v16i46.1878

Edição

Seção

Artigos