Futebol e comunicação: a consolidação do campo acadêmico no Brasil

Autores

  • Ronaldo Helal FCS/Uerj

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v8i21.208

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar, de forma sucinta, o processo do surgimento e a trajetória dos estudos acadêmicos sobre o futebol brasileiro, principalmente os que buscaram – e os que ainda buscam – entender a relação do esporte com questões identitárias e sua relação com o campo da comunicação. Estamos cientes dos riscos que corremos ao fazermos uma seleção das principais obras e debates que contribuíram para o surgimento e consolidação do campo. Toda seleção possui uma dose de “inevitável arbitrariedade”. O fato é que o campo cresceu muito e, por isso, optaremos por apresentar e discutir os trabalhos que consideramos emblemáticos em suas respectivas épocas, bem como aqueles que voltaram suas atenções para o tema “futebol, mídia e nação”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-05-17

Como Citar

Helal, R. (2011). Futebol e comunicação: a consolidação do campo acadêmico no Brasil. Comunicação Mídia E Consumo, 8(21), 11–37. https://doi.org/10.18568/cmc.v8i21.208

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global