O Hobbit no Brasil: a recepção da trilogia cinematográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v17i50.2123

Palavras-chave:

O Hobbit, Recepção, Audiência brasileira

Resumo

Apresentação dos resultados brasileiros referentes à pesquisa The Hobbit Project, que envolveu 46 países e que investigou junto à audiência qual a sua percepção sobre um ou mais filmes da trilogia. São exploradas duas dimensões: os dados quantitativos relacionados às 12 questões fechadas do questionário mundial, bem como a discussão de uma das questões abertas, que destaca a justificativa dos brasileiros quanto à definição do gênero cinematográfico. O objetivo é evidenciar a partir das questões fechadas, as características dos dados brasileiros para então tratar alguns desses aspectos de forma qualitativa a partir da questão aberta. Entende-se que com isso entram em relevo as principais particularidades que o Brasil apresenta em relação à percepção dos receptores sobre ela.

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Biografia do Autor

Nilda Jacks, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS. Bolsista de Produtividade/CNPq

Valquiria John, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora do Programa de Pós Graduação em Comunicação - PPGCOM e dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Daniela Schmitz

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Publicitária e mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.

Laura Seligman

Doutora em Comunicação e Linguagens na Universidade Tuiuti do Parana. Mestra em Educação na Universidade do Vale do Itajaí.  Graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Jacks, N., John, V., Schmitz, D., & Seligman, L. (2020). O Hobbit no Brasil: a recepção da trilogia cinematográfica. Comunicação Mídia E Consumo, 17(50), 579–601. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i50.2123