Existe espaço para as crianças na televisão! A presença da programação infantil na TV aberta mundial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v17i49.2135

Palavras-chave:

programação infantil, grade de TV, televisão aberta

Resumo

Este trabalho objetiva compreender o lugar que a programação infantil ocupa na TV aberta considerando o papel das grades de programação na estruturação dos conteúdos televisivos. Nosso argumento tem em vista que 1) as grades são fundamentais para compreensão das práticas de veiculação e consumo da TV contemporânea e 2) a partir da análise das grades é possível compreender diversos fenômenos relacionados à programação infantil. A proposta é investigar a presença desse conteúdo na televisão aberta considerando para isso um mapeamento realizado em grades de 16 países e 30 canais. A análise revela a ainda marcante presença dos produtos infantis na TV e enfatiza a importância de perceber as televisões em diálogo com contextos globais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Diniz Holzbach, Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta de Estudos de Mídia da UFF e integrante do PPGCOM-UFF. Doutora em Comunicação pela UFF com pós-doutorado em História pela UERJ.

Joana D'Arc de Nantes, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Comunicação e doutoranda pelo PPGCOM-UFF.

Gabriel Ferreirinho, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Estudos de Mídia e mestrando pelo PPGCOM-UFF.

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Holzbach, A. D., de Nantes, J. D., & Ferreirinho, G. (2020). Existe espaço para as crianças na televisão! A presença da programação infantil na TV aberta mundial. Comunicação Mídia E Consumo, 17(49), 244–267. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i49.2135

Edição

Seção

Artigos