Análise de conteúdo do acontecimento jornalístico “Casais de O Boticário”

Autores

  • José Antônio Ferreira Cirino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Elton Antunes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v17i49.2167

Palavras-chave:

análise de conteúdo, casais, LGBTQ, jornalismo, O Boticário

Resumo

Este artigo teve como foco realizar uma análise de conteúdo em torno do acontecimento jornalístico “Casais de O Boticário”, peça audiovisual divulgada em 2015, que trazia casais homoafetivos se presenteando no Dia dos Namorados. Buscamos perceber como a pauta LGBTQ foi trabalhada nos conteúdos noticiosos, examinando a cobertura dos principais portais brasileiros de notícias online à época (Estadão, Folha, G1, O Globo, Terra, R7, UOL), com a coleta direcionada à captura dos textos com menções à propaganda. Após empreender um mapeamento do conteúdo das 81 notícias identificadas, denota-se, então, que a construção do acontecimento jornalístico em torno da propaganda “Casais” foi permeado de campos problemáticos, sendo os que ficaram mais nítidos: o consumo, a cidadania, a religião e a política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antônio Ferreira Cirino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Comunicação e Sociabilidade (UFMG), em estágio pós-doutoral em Comunicação e Cultura (UFRJ), mestre em Comunicação (UFG), especialista em Gestão de Projetos (IPOG), graduado em Publicidade e Propaganda (IESRIVER) e em Gestão de Marketing (UNIP).

Elton Antunes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFBA.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 LDA, 1977.

LEAL, B. S.; CARVALHO, C. A. Jornalismo e Homofobia no Brasil: mapeamentos e reflexões. São Paulo: Intermeios, 2012b.

QUÉRÉ, L. Entre o facto e sentido: a dualidade do acontecimento. Trajectos, Lisboa, n. 6, p. 59-75, 2005.

SILVA, T.; SALGADO, T. B. P. Controvérsias em torno dos “Casais” de O Boticário: o acontecimento e a afetação dos públicos. Verso e Reverso, v. 30, n. 73, páginas 58-69, jan./abr. 2016. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/ver.2016.30.73.06. Acesso em: 7 mar. 2018.

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Cirino, J. A. F., & Antunes, E. (2020). Análise de conteúdo do acontecimento jornalístico “Casais de O Boticário”. Comunicação Mídia E Consumo, 17(49), 268–294. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i49.2167

Edição

Seção

Artigos