Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas

Autores

  • Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, BA

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i52.2315

Palavras-chave:

memória cultural não-hereditária, cidade, coletividade

Resumo

Tendo por base o conceito de memória cultural não hereditária, proposto pelo semioticista da cultura Iuri Lotman, este artigo apresenta uma análise das corralas, um tipo de habitação popular presente no bairro Lavapiés, em Madrid, que será explorado como um texto cultural, e o modo pelo qual esse símbolo é traduzido no cartaz de divulgação das Fiestas Populares de Lavapiés de 2019. Com isso, objetiva-se pontuar a existência de um modelo subjacente a essas habitações, à qual se vincula um sentido de participação e coletividade, e como esses sentidos são ressignificados na peça gráfica. Por meio da memória, busca-se ainda explicitar de que maneira, de acordo com a perspectiva semiótica, os processos comunicacionais ocorrem na esfera da urbe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, BA

Dra. em Comunicação e Semiótica, realizou estágio pós-doutoral na ECA/USP (bolsa Fapesp) e na Universidade Complutense de Madrid. Professora permanente do PPGCOM da UFRB. Foi coordenadora do GP Semiótica da Comunicação da Intercom, de 2011 a 2014.

Publicado

2021-08-17

Como Citar

Nakagawa, R. M. de O. (2021). Modelização espacial, comunicação e memória cultural no bairro Lavapiés, em Madrid: a questão das corralas. Comunicação Mídia E Consumo, 18(52). https://doi.org/10.18568/cmc.v18i52.2315

Edição

Seção

Artigos