Política na hora do chá: ética e identidade no debate online sobre uma bebida

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero
  • Ângela Cristina Salgueiro Marques UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i24.236

Palavras-chave:

Política, Identidade Cultural, Ética do Discurso, Inglaterra

Resumo

Este trabalho analisa como um debate online sobre a mudança de sabor de chá da fábrica inglesa Twinings tornou-se parte de um discurso político sobre nação e identidade cultural. A alteração foi notícia em alguns dos principais diários britânicos, repercutiu nas redes sociais e ganhou cores políticas. Foram analisados 389 comentários às matérias publicadas no The Times, The Daily Telegraph e The Mail, além de uma página no Facebook, buscando compreender as principais linhas argumentativas a partir de critérios da ética do discurso de Habermas, em sua aplicação à discussão no ambiente online. A análise apontou três aspectos: (a) o uso do chá para a politização de questões cotidianas que têm relevância moral e coletiva, implicando a reafirmação de uma identidade cultural britânica (b) a crítica ao caráter “estrangeiro” da marca – a fábrica foi para a Polônia em 2010 por razões comerciais; (c) a influência na decisão da empresa de retomar o antigo sabor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Doutor em ciências sociais pela PUC-SP e professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.

Ângela Cristina Salgueiro Marques, UFMG

Doutora em Comunicação Social pela UFMG, professora do Departamento de Comunicação Social dessa instituição, atuando na graduação e pós-graduação.

Publicado

2012-06-27

Como Citar

Sá Martino, L. M., & Salgueiro Marques, Ângela C. (2012). Política na hora do chá: ética e identidade no debate online sobre uma bebida. Comunicação Mídia E Consumo, 9(24), 49–74. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i24.236

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global