Por uma ontologia do consumo: entre a filosofia e a publicidade

Autores

  • Guilherme Nery Atem Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i24.243

Palavras-chave:

Publicidade, Ontologia, Cultura do consumo

Resumo

O artigo busca mapear o fundamento ontológico pressuposto na cultura do consumo e na publicidade contemporâneas. Partimos das três ontologias reconhecidas pela História da Filosofia – equivocidade, analogia e univocidade do ser – para, em seguida, explorar a vertente univocista e repensá-la a partir da publicidade e da sua participação na atual cultura do consumo.

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Biografia do Autor

Guilherme Nery Atem, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela FACHA. Especialista em Filosofia Contemporânea pela PUC-Rio. Mestre em Linguística pela UERJ. Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ-ECO. Professor Adjunto 3 do Deptº de Comunicação Social da UFF (Setor de Publicidade) e do PPGCOM da UFF. Líder do grupo de pesquisa "Retórica do consumo" (UFF/CNPq).

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Publicado

2012-06-28

Como Citar

Atem, G. N. (2012). Por uma ontologia do consumo: entre a filosofia e a publicidade. Comunicação Mídia E Consumo, 9(24), 209–225. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i24.243