Kids Online na Europa e no Brasil. Desafios para a pesquisa comparada sobre as práticas de crianças e adolescentes na Internet

Autores

  • Cristina Ponte Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.310

Palavras-chave:

Pesquisa comparada. EU Kids Online. Inclusão digital

Resumo

Focado no projeto europeu EU Kids Online, que desde 2006 tem pesquisado a relação das crianças e adolescentes com a internet, este artigo apresenta o seu historial, as questões de organização e de estrutura que têm possibilitado um trabalho em rede de investigadores de diferentes países, bem como os seus enquadramentos teóricos e metodológicos. Apresentam-se resultados do inquérito que realizou em 25 países europeus, em 2010, e perspetivas de investigação comparada que se abrem com a realização do mesmo inquérito, Kids Online, no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Ponte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Cristina Ponte é professora no Departamento de Ciências da Comunicação, da FCSH/Universidade Nova de Lisboa, com formação científica em Educação e Comunicação.
Coordena em Portugal o projecto europeu EU KIDS ONLINE desde 2006, dirigido por Sonia Livingstone, da London School of Economics, e financiado pelo Programa Safer Internet Plus. Coordena também o Projecto Digital Inclusion and Participation (2009-2011), do Programa UT Austin-Portugal, financiado pela FCT. É ainda vice-Presidente da secção Audience and Reception Studies, da ECREA e membro da direcção do Programa COST IS0906, Transforming Audiences, Transforming Societies (2010-2014), financiado pela European Science Fundation.

Publicado

2012-09-26

Como Citar

Ponte, C. (2012). Kids Online na Europa e no Brasil. Desafios para a pesquisa comparada sobre as práticas de crianças e adolescentes na Internet. Comunicação Mídia E Consumo, 9(25), 13–42. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.310

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global