Contrafação e seus museus: espaços de apologia ou crítica ao consumo pirata

Autores

  • Eneus Trindade Barreto
  • Nicolás Llano Linares ECA - USP
  • Lívia de Souza Lívia de Souza

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v10i28.324

Palavras-chave:

consumo, pirataria, contrafação, comunicação, museus

Resumo

O trabalho nasce das discussões sobre consumo e pirataria. Este texto busca refletir sobre os museus da contrafação e suas formas paradoxais de comunicar a ambivalência de sentidos e modalidades da pirataria comercial; fundamentando no pensamento de Lipovetsky (2004;2007), o artigo ilustra o debate em torno ao consumo e pirataria a partir dos casos de três museus em Tailândia,Itália e a França.

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Biografia do Autor

Eneus Trindade Barreto

Professor Adjunto da Graduação em Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutor em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal. Doutor e Mestre em Comunicação pela ECA/USP. Vice-Coordenador do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3).

Nicolás Llano Linares, ECA - USP

Mestre em Ciências da Comunicação, USP-ECA. Membro do Grupo GESC³: Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo;USP

Lívia de Souza, Lívia de Souza

Mestranda em Ciências da Comunicação pela ECA / USP. Membro do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo.

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Publicado

2013-09-20

Como Citar

Barreto, E. T., Llano Linares, N., & de Souza, L. (2013). Contrafação e seus museus: espaços de apologia ou crítica ao consumo pirata. Comunicação Mídia E Consumo, 10(28), 169–188. https://doi.org/10.18568/cmc.v10i28.324