Compartilhar, etiquetar: Interações no rádio social

Marcelo Kischinhevsky

Resumo


O presente artigo busca a especificidade de novas práticas interacionais sonoras mapeadas durante investigação em curso sobre as diversas modalidades de rádio via internet, sobretudo o que chamaremos de serviços de rádio social – conceito que opera a partir da remediação entre a radiofonia em ondas hertzianas e as mídias sociais. Terão prioridade na análise duas destas práticas: o compartilhamento (sharing) e a etiquetagem (tagging).


Palavras-chave


Rádio; Mídias sociais; Interações

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Tradução Guido de

Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ALBORNOZ, L. A. Redes y servicios digitales. Una nueva agenda político-tecnológica. In:

ALBORNOZ, L. A. (Org.). Poder, medios, cultura: una mirada crítica desde la economía

política de la comunicación. Buenos Aires: Paidós, 2011.

ANDREJEVIC, M. Critical Media Studies 2.0: an interactive upgrade. Interactions: Studies

in Communication and Culture, v. 1, n. 1, p. 35-51, 2009.

AQUINO, M. C. Hipertexto 2.0, folksonomia e memória coletiva: um estudo das tags na

organização da web. E-Compós – Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-

-Graduação em Comunicação, v. 9, ago. 2007.

Bolte r, J. D.; Grusin, R. Remediation: Understanding new media. Cambridge: MIT

Press, 1999.

BRAGA, A. A. Técnica etnográfica aplicada à comunicação on-line: uma discussão metodológica.

UNIrevista, v. 1, 2006.

BRECHT, B. Teoria do rádio (1927-1932). In: MEDITSCH, E. (Org.). Teorias do rádio:

textos e contextos. Florianópolis: Insular, 2005. v. I.

Bustamante, E. (Org.). Hacia un nuevo sistema mundial de comunicación: las industrias

culturales en la era digital. Barcelona: Gedisa, 2003.

FERRARETTO, L. A.; KISCHINHEVSKY, M. Rádio e convergência: uma abordagem pela

economia política da comunicação. Revista Famecos, v. 17, n. 3, set.-dez. 2010.

FIDLER, R. Mediamorphosis: understanding new media. Thousand Oaks: Pine Forge Press,

FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre:

Sulina, 2011.

GOLIN, C.; ABREU, J. B. (Org.). Batalha sonora: o rádio e a Segunda Guerra Mundial.

Porto Alegre: Editora PUCRS, 2006.

KISCHINHEVSKY, M. Rádio social: mapeando novas práticas interacionais sonoras. Anais

do XX Encontro Anual da Compós. Porto Alegre: UFRGS, 2011a.

. Rádio social: uma proposta de categorização das modalidades radiofônicas.

Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Recife:

Unicap, 2011b.

_. Radiojornalismo comunitário em mídias sociais e microblogs – Circulação de

conteúdos publicados no portal RadioTube. Anais do 9o Encontro Nacional de Pesquisadores

em Jornalismo (SBPJor). Rio de Janeiro: ECO/UFRJ, 2011c.

. O rádio e a música independente no Brasil. In: HERSCHMANN, M. (Org.).

Nas bordas e/ou fora do mainstream. Novas tendências da Indústria da Música Independente

no início do século XXI. São Paulo: Estação das Letras e das Cores, 2011d.

PRIMO, A. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E-Compós – Revista da Associação

Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, v. 9, ago. 2007.

. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre:

UFRGS, v. 2, n. 13, 2005.

RECUERO, R.; ZAGO, G. A economia do retweet: redes, difusão de informações e capital

social no Twitter. Anais do XX Encontro Anual da Compós. Porto Alegre: UFRGS, 2011.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROQUETTE-PINTO, E. Cinzas de uma fogueira (pelo rádio – 1923-1926). MEDITSCH,

E.; ZUCULOTO, V. (Org.). Teorias do rádio: textos e contextos. Florianópolis: Insular,

v. II.

SAAD, E. C.; LIMA, M. C. O impacto das mídias sociais nas empresas informativas: transformações

no processo produtivo. In: BRITTOS, V. C. (Org.). Digitalização e práticas

sociais. São Leopoldo: Unisinos, 2009.

SCHAFER, R. M. Rádio radical. In: ZAREMBA, L.; BENTES, I. (Org.). Rádio nova 2: constelações

da radiofonia contemporânea. Rio de Janeiro: ECO/UFRJ/Publique, 1997.

ZANETTI, D. A cultura do compartilhamento e a reprodutibilidade dos conteúdos. Ciberlegenda,

ed. 25, p. 60-70, 2o sem./2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/1983-7070.1130143-162

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br