Hábitos do Leitor de Notícias Contemporâneo

Autores

  • Anna Paula Knewitz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nilda Jacks Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v10i27.428

Palavras-chave:

Leitor de notícias contemporâneo. Leitura jornalística. Recepção na web.

Resumo

Este artigo apresenta hábitos do leitor de notícias contemporâneo levantados a partir de uma pesquisa empírica de cunho sociocultural. Partindo do pressuposto de que ser leitor de notícias hoje implica mesclar propósitos, gestos, sensibilidades e habilidades dos jornais impresso e digital, a pesquisa, amparada sobretudo na Teoria das Mediações, de Martín-Barbero, buscou identificar como esses dois formatos coabitam e redesenham o cotidiano das pessoas.

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Biografia do Autor

Anna Paula Knewitz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Membro do Núcleo de Pesquisa Cultura e Recepção Midiática da UFRGS.

Nilda Jacks, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

 

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Publicado

2013-06-04

Como Citar

Knewitz, A. P., & Jacks, N. (2013). Hábitos do Leitor de Notícias Contemporâneo. Comunicação Mídia E Consumo, 10(27), 75–96. https://doi.org/10.18568/cmc.v10i27.428

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global