Rock in Rio: eternamente jovem

Ricardo Ferreira Freitas, Flávio Lins Rodrigues

Resumo


A proposta deste artigo é discutir o papel do espetáculo Rock in Rio: O Musical como arauto do megaevento Rock in Rio. Embalado pelo sucesso que tem acompanhado os musicais no Brasil, acreditamos que o projeto do espetáculo de música, dança e encenação, ao somar à imagem do festival o vigor de corpos de aspecto jovem e saudável, renova a marca do evento. Além disso, o musical distancia a imagem do Rock in Rio da polêmica trindade sexo, drogas e rock and roll, que marcou festivais do passado, ampliando as possibilidades de expansão da marca.

Palavras-chave


Rock in Rio; Megaevento; Juventude; Corpo; Emoção

Referências


BOTELHO, C. Cláudio Botelho: depoimento. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: . Acesso em: 20out. 2012.

BRANDÃO, T. Louvação sem compromisso com a história. O Globo. Rio de Janeiro, 13 jan.2013. Segundo Caderno, p. 2.

CALAINHO, L. Luiz Calainho: depoimento em vídeo. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2012.

CAMPOS, F. Fernando Campos: depoimento em vídeo. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2012.

DANTAS, A. L. T. Fragmentos de memória – o lado oculto da Cidade “Rock in Rio” – Um espaço de liberdade. In: LEMOS, M. T. T. B. L.; DEMBICZ, A.; BAHIA, L. H. N. (Orgs.). América Latina – Fragmentos de Memória. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2001.

DEBERT, G. G. A dissolução da vida adulta e a juventude como valor. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

ERTHAL, J. M. “Rock in Rio – O Musical” inaugura Cidade das Artes. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2013.

FREITAS, R.; ELIAS, R. V.; AZEVEDO, E. C. Sexo, drogas e Rock in Rio: um estudo sobre campanhas de prevenção em megaeventos. Juiz de Fora, 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2012.

LE BRETON, D. As paixões ordinárias. Antropologia das emoções. Petrópolis: Vozes, 2009. LIPOVETSKY, G. Memorfoses da cultura liberal: ética, mídia, empresa. Porto Alegre: Sulina, 2004a.

____________. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004b.

MAFFESOLI, M. Cultura e comunicação juvenis. In: Comunicação, mídia e consumo, v. 2, São Paulo, 2005.

___________. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 2010.

MEDINA, R. Roberto Medina: entrevista ao site Portal da Propaganda. Rio de Janeiro,2003. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2012.

___________. Roberto Medina: entrevista ao jornal Extra. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2012.

MORIN, E. Cultura de massas no século XX: O espírito do tempo 1: Neurose. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v11i32.482

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br