História e narrativas audiovisuais: de fato e de ficção

Autores

  • Marcius Freire Unicamp
  • Rosana Soares Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v10i28.506

Palavras-chave:

História, Discurso, Cinema, Televisão, Documentário

Resumo

O artigo busca relacionar dois campos: os discursos audiovisuais (cinematográficos ou televisivos) e o discurso histórico como lugar de articulação de imaginários sociais. Buscamos, desse modo, realizar uma análise comparativa entre diferentes narrativas de caráter referencial a fim de estabelecer suas recorrências e dissonâncias no modo de evocar e construir lugares de memória a partir da representação de fatos históricos.

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Biografia do Autor

Marcius Freire, Unicamp

Professor associado livre-docente do Programa de Pós-Graduação em Multimeios e do Departamento de Cinema da Unicamp. Autor, entre outros, de Documentário: ética, estética e formas de representação (São Paulo: Annablume, 2012) e coeditor, com Philippe Lourdou (Université de Paris X – Nanterre), de Descrever o visivel. Cinema documentário e antropologia fílmica (São Paulo: Estação Liberdade, 2009).

Rosana Soares, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP. Autora, entre outros, de Margens da comunicação: discurso e mídias (São Paulo, Annablume/Fapesp, 2009) e coeditora, com Mayra Rodrigues Gomes (ECA-USP), de Profissão Repórter em diálogo (São Paulo: Alameda, 2012).

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Publicado

2013-09-20

Como Citar

Freire, M., & Soares, R. (2013). História e narrativas audiovisuais: de fato e de ficção. Comunicação Mídia E Consumo, 10(28), 71–86. https://doi.org/10.18568/cmc.v10i28.506

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global