O imaginal público: prolegómenos a uma abordagem comunicacional do imaginário

Autores

  • Samuel Mateus Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (Universidade Nova de Lisboa) Bolseiro de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v10i29.528

Palavras-chave:

Imaginário, Imaginal, Princípio de Publicidade, Comunicação, Mediatização

Resumo

Neste trabalho procuramos delinear alguns aspectos que evidenciam
a dimensão comunicacional do imaginário. Isso significa que precisamos de prestar atenção ao modo como o imaginar colectivo modela a realidade social e como a publicidade colabora nesse processo. Sugerindo uma ligação estreita entre o imaginário, a sociedade e a publicidade, nomeamos “imaginal público” ao conjunto dinâmico, simbólico e complexo de imaginários diversos e heterogéneos que
permeiam as sociedades.

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Biografia do Autor

Samuel Mateus, Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (Universidade Nova de Lisboa) Bolseiro de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia

Licenciado, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Membro do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL) da Universidade Nova de Lisboa. Bolseiro de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.Autor de "Publicidade e Consumação nas Sociedades Contemporâneas" (Livros Labcom, 2011).

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Publicado

2014-01-06

Como Citar

Mateus, S. (2014). O imaginal público: prolegómenos a uma abordagem comunicacional do imaginário. Comunicação Mídia E Consumo, 10(29), 31–50. https://doi.org/10.18568/cmc.v10i29.528

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global