O consumo audiovisual e suas lógicas sociais na rede

Autores

  • Rose Marie Santini Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ)
  • Juan C. Calvi Universidad Rey JuanCarlos (URJC)

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v10i27.531

Palavras-chave:

Consumo audiovisual, Lógicas sociais, Usos sociais, Internet

Resumo

Este artigo analisa aslógicas sociais subjacentes ao consumoaudiovisual nas redesdigitais. Recuperamos alguns dados sobre o tráfegoglobal de arquivosaudiovisuais na Internet desde o ano 2008 a fim deidentificar os formatos,modos de difusão e consumo de conteúdos audiovisuaisque tendem a prevalecer na Web. A pesquisa revela os tipos de práticas sociaisdominantes entre osusuários e sua relação com o que designamos como“culturada Internet”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Marie Santini, Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ)

Professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Pós-doutorado no Centre d'Estudis i deRecerca d'Humanitats i al Dept. d’economia de l’empresa na Universitat Autònomade Barcelona.Doutora em Ciência da Informação pelo convênio UFF-IBICT.Autora do livro “Admirável chip novo: a música na era da Internet” (Rio deJaneiro: Epapers, 2006).

Juan C. Calvi, Universidad Rey JuanCarlos (URJC)

Músico de Jazz, tocasaxo tenor. Professor Titular de Sociologia da Música da Universidad Rey JuanCarlos (URJC), Madri-Espanha. Pós-graduação, Doutorado e Pós-doutorado emdiversas universidades europeias, e professor visitante em universidadesargentinas. Autor do livro “La cultura de la reproducción audiovisual enInternet” (Madrid: Ed. Dikynson, 2008) e Coeditor da coletânea “Música yPensamiento Contemporáneo” (Ed. Corregidor, Buenos Aires, 2012).

Referências

ABBATE, J. Inventing the Internet. Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, 1999.

ANDERSON, C.; WOLFF, M. The Web is dead. Long live the Internet. Wired, n. 18, fev.

Disponível em: <http://www.wired.com/magazine/2010/08/ff_webrip/>. Acesso

em: mar. 2013.

BENKLER, Y. The Wealth of Networks: how social production transforms markets and

freedom. New York: Yale University Press, New Haven and London, 2006.

BOURDIEU, P. La distinción. Criterios y bases sociales del gusto. Madrid: Taurus, 1988.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico.

São Paulo: Unesp, 2004.

CALVI, J. C. Reproducción de la cultura o cultura de la reproducción? Análisis económico,

político y social de la distribución y el consumo de productos audiovisuales en Internet.

Madrid: Dickynson, 2008.

CISCO. Cisco Visual Networking Index: Forecast and Methodology, 2008–2013. San José

(EUA), 2009.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Mesetas. Valencia: Pre-Textos, 1988.

HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa. Madrid: Trotta, 2009.

HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa: complementos y estudios previos. Madrid:

Cátedra, 1989.

HAFNER, K.; LYON, M. Where Wizards Stay Up Late: The Origins of the Internet. New

York: Simon & Schuster, 1996.

LACROIX, J.-G.; TREMBLAY, G. The “Information Society” and Cultural Industries

Theory. Current Sociology, v. 45, n 4, out. 1997.

LAHIRE, B. A cultura dos indivíduos. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LATOUR, B. Reassembling the Social: An introduction to Actor-Network-Theory. New York:

Oxford University Press, 2005.

LAZARSFELD, P.; KATZ, E. Personal Influence: The Part Played by People in the Flow of

Mass Communications. New Brunswick: N.J.: Transaction Publisher, [1955] 2006.

LAZARSFELD, P.; MERTON, R. K. Mass Communication, Popular Taste, and Organized

Social Action. In: BRYSON, L. Communication of Ideas. New York: Harper & Brothers,

2000.

ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: Simon & Schuster, 2003.

SANTINI, R. M. Os usuários e a desorganização da cultura: os Sistemas de Recomendação

e as consequências da classificação para os usos sociais da música na Internet. Tese de

Doutorado em Ciência da Informação. Rio de Janeiro: UFF-IBICT, 2010.

SANTINI, R. M. A arte do avesso: a função da denegação econômica no mercado artístico e

as novas formas de recomendação e mediação cultural na Internet. Revista de Economía

Política de Tecnologías de la Información y de la Comunicación – Eptic, v. 13, n. 2, 2011.

TARDE, G. Social Laws: An Outline of Sociology. London: MacMillan Company,

2009.

WEBER, M. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília, DF:

Editora Universidade de Brasília, [1922] 1994.

Downloads

Publicado

2013-06-04

Como Citar

Santini, R. M., & Calvi, J. C. (2013). O consumo audiovisual e suas lógicas sociais na rede. Comunicação Mídia E Consumo, 10(27), 159–182. https://doi.org/10.18568/cmc.v10i27.531