Uma Campanha Memorável

Patricia Cecilia Burrowes

Resumo


A partir de uma campanha de Old Spice, foram analisadas as estratégias empregadas na publicidade como forma de sobrevivência na era das redes sociais da internet. Se a aspiração da publicidade é ficar na memória do público, as táticas de fixação utilizadas mudaram. Serviram de base, além da experiência da autora no ramo, textos sobre a técnica publicitária de Carrascoza (2003), Figueiredo (2005) e Iezzi (2010), que foram articulados com noções de ficcionalização do eu, em Sibilia (2007), de discurso indireto, em Bakhtin (1977), e de memória involuntária, em Benjamin (1994) e Guattari (1992).


Palavras-chave


Publicidade; Memória; Criatividade.

Texto completo:

Português PDF /

Referências


ADNEWS. Vídeo publicitário da Dove é o mais visto de todos os tempos. 20 de maio de 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2014.

BAKHTIN, M. Le marxisme et la philosophie du language. Paris: Les Editions de Minuit, 1977.

BENJAMIN, W. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: Charles Baudelaire: um lírico noauge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas, v. III.)

BORDEN, M. The team who made Old Spice smell good again reveals what’s behind Mustafa’s towel. FastCompany. July 14, 2010 | 1:30 AM. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2014.

CARRASCOZA, J. A. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.

____________. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 1999.

DDB. Bill Bernbah Said, 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2014.

DIAZ, A. Behind the work: Old Spice responses. Creativity online: July 14, 2010. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2014.

FIGUEIREDO, C. Redação publicitária: sedução pela palavra. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 1992.

HALLOCK, M. The creative revolution. History of advertising (with a little design). Disponível em: http://historyofads.the-voice.com/the-creative-revolution>. Acesso em: 15 nov. 2014.

IEZZI, T. The idea writers: copywriting in a new media and marketing era. New York: Palgrave Macmillan, 2010.

KIRKPATRICK, M. How the Old Spice videos are being made. Readwrite, July 14, 2010. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2014.

LEVINSON, J. C. Criatividade de guerrilha – torne o marketing de sua empresa irresistível com o poder dos memes. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.

NEWMAN, A. A. Old Spice argues that real man smell good. NYT, 15 julho 2010. Disponível em: .Acesso em: 14 nov. 2014.

PROUST, M. À la recherche du temps perdu. v. III. Paris: Gallimard, 1988.

SAUER, A. Media too quick to label Old Spice Man a failure. Brandchannel.com. July 23, 2010. Disponível em: http://www.brandchannel.com/home/post/2010/07/23/Media--Quick-To-Label-OLd-Spice-A-Failure.aspx>. Acesso em: 15 nov. 2014.

SCHROEDER, S. Old Spice: The archetype of a successfull social media campaign. Mashable, 15/7/2011. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2014.

SIBILIA, P. O show da vida íntima na internet: blogs, fotologs, Orkut e webcams. In: CAIAFA, J.; ELHAJJI, M. Comunicação e sociabilidade: cenários contemporâneos. Rio de Janeiro: Mauad, 2007. p. 181-199

TAYLOR, V. The best-ever social media campaigns. Forbes, 17/8/2010. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2014.

TSCHORN, A. Old Spice talks to the ladies, man. Los Angeles Times, March 6, 2010 . Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2014.

VAYNERCHUCK, G. Old Spice man marketing, redux: what went right – and what did not. FastCompany, March 10, 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2014.

WEE, A. Old Spice Man viral marketing campaign impresses. Webpronews, 16/7/2010. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v11i32.638

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br