Narrativas sobre a cidade: entre o medo e o fascínio

Jeana Laura da Cunha Santos

Resumo


A autora propõe-se a trazer à tona um instante pioneiro de experimentação da passagem da casa à rua, na virada do século XIX para o século XX, através da narrativa de dois tipos benjaminianos: o “fisiologista” e o “flâneur”. Mais tarde, seria a vez de o cronista e o jornalista documentarem a cidade, seus tipos, hábitos, costumes, notícias. Tal passagem da casa à rua deu-se com um misto de medo e fascínio, registrada na perspectiva original de tais escribas, que elucidariam, através de seus textos, algumas percepções novas no imaginário da época.

Palavras-chave


Processos midiáticos

Referências


ARANTES, A. A. A guerra dos lugares. Mapeando zonas de turbulência. In: ARANTES, A. A. (Org.). Paisagens paulistanas: transformações do espaço público. Campinas: Ed. da Unicamp, 2000.

BENJAMIN, W. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Tradução de José Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

FEATHERSTONE, M. O flâneur, a cidade e a vida pública virtual. In: ARANTES, A. (Org.). O espaço e a diferença. Campinas: Papirus, 2000. p. 186-208.

GLEDSON, J. (edição, introdução e notas). Bons Dias! crônicas (1888-1889) Machado de Assis. São Paulo: Hucitec, 1996.

JOÃO DO RIO. A alma encantadora das ruas: crônicas. 5a reimpressão. São Paulo: Companhia de Bolso, 2011.

KOTSCHO, R. A prática da reportagem. São Paulo: Ática, 1986. (Série Fundamentos.)

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009.

MATOS, O. C. F. Os arcanos do inteiramente outro: a Escola de Frankfurt, a melancolia e a revolução. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

PAIVA DE LUCA, H. H. (Org.). Balas de estalo de Machado de Assis. São Paulo: Annablume, 1998.

POE, E. A. Os melhores contos de Edgar Allan Poe. São Paulo: Círculo do Livro, s.d. PONTE, C. Para entender as notícias: linhas de análise do discurso jornalístico. Florianópolis: Insular, 2005.

SILVA, G. O sonho da casa no campo: jornalismo e imaginário de leitores urbanos. Florianópolis: Insular, 2009.

SIMMEL, G. As grandes cidades e a vida do espírito. Mana – Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 577-591, 2005.

VILAS BOAS, S. Perfis e como escrevê-los. São Paulo: Summus, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v11i31.750

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: SCOPUS lREVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  |  

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br