O “fluxo” televisual e a audiência alvo em programas jornalísticos: uma análise da revista eletrônica Domingo Espetacular

Carlos Eduardo Marquioni

Resumo


O artigo aborda o “fluxo” planejado televisual completo da revista eletrônica semanal Domingo Espetacular, analisando tanto o conteúdo do programa quanto as propagandas comerciais transmitidas enquanto elementos indiciais para decifrar a audiência alvo da emissora. É possível constatar aspectos que remetem à Teologia da Prosperidade no conteúdo veiculado, que revelam uma eventual “estratégia” de referência à igreja evangélica neopentecostal proprietária da emissora mesmo em um programa de TV não religioso.

Palavras-chave


Revista eletrônica; audiência; leitura preferencial; fluxo planejado televisual

Referências


ALVES JR, Dirceu. Qualquer semelhança não é mera coincidência, in Isto É Gente Seção Diversão e Arte – Televisão. 06 fev. 2006. Disponível em: . Acesso em: 22 nov. 2013.

BUCCI, Eugênio. Brasil em tempo de TV. São Paulo: Boitempo Editorial, [1997] 2005

CASEY, Neil et al. Television studies: the key concepts. London and New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2002.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1 Artes de Fazer. Petrópolis: Editora Vozes, [1990] 2011.

DANTAS, José Guibson. O comportamento dos telespectadores diante da programação televisiva neopentecostal. Protestantismo em revista, Escola Superior de Teologia, Vol. 16, São Leopoldo. mai./ago.2008, 07-24.

DANTAS, José Guibson. A atuação da Igreja Universal do Reino de Deus na programação televisiva nacional, in: Anais do Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 34, Unicap, Recife, 2011.

DOMINGO ESPETACULAR. O programa. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2013.

FANTÁSTICO. A primeira edição. Disponível em: . Acesso em: 04 abr. 2014.

GRAY, Jonathan; LOTZ, Amanda D. Television studies. Cambridge: Polity Press, 2012.

HALL, Stuart. Reflexões sobre o modelo de codificação/decodificação: uma entrevista com Stuart Hall. In: Sovik, Liv (org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, pp. 333-364, 2006.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, [2000] 2009.

MARIANO, Ricardo. Os neopentecostais e a Teologia da Prosperidade, Novos estudos, CEBRAP, Vol.44, N.44, 24-44, 1996.

MENDONÇA, Kleber. Em ‘Linha Direta’ com os novos padrões para o telejornalismo. In: RIBEIRO, Ana Paula Goulart; SACRAMENTO, Igor; ROXO, Marco (org.). História da televisão no Brasil: do início aos dias de hoje. São Paulo: Contexto, 2010. p. 259-277.

MILLER, Daniel. Consumption and its consequences. Cambridge: Polity Press, 2012.

MIRA, Maria Celeste. O moderno e o popular na TV de Silvio Santos. In: RIBEIRO, Ana Paula Goulart; SACRAMENTO, Igor; ROXO, Marco (org.). História da televisão no Brasil: do início aos dias de hoje. São Paulo: Contexto, 2010. p. 159-175.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX Volume 1: Neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, [1962] 2000.

SAIBA mais sobre o programa Domingo Espetacular. Revista eletrônica semanal da Rede Record reúne entretenimento e informação. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2013.

WILLIAMS, Raymond. Television: Technology and Cultural Form. Padstow: Routledge Classics, [1974] 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v12i33.754

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br