“Você suja minha cidade, eu sujo sua cara”: práticas de escrita urbana sobre a propaganda eleitoral

Laura Guimarães Corrêa, Tiago Barcelos Pereira Salgado

Resumo


Discutimos no artigo algumas práticas de escrita urbana realizadas por sujeitos comuns sobre peças de propaganda eleitoral. Analisamos alguns registros fotográficos dessas intervenções de contrapropaganda, sob a forma de texto e/ou de imagem, publicados no perfil “Sujo sua cara” no Facebook e a reconstrução de sentido nos novos discursos produzidos. A observação das peças e dos sentidos compartilhados nessas interações visuais suscita reflexões sobre o caráter apartidário do fenômeno e sobre a (des)crença na propaganda eleitoral, na democracia representativa e na classe política de modo geral. 


Palavras-chave


Análise do discurso; Crença; Comunicação visual; Intervenções urbanas; Propaganda

Referências


AGAMBEN, G. The face. In: AGAMBEN, Giorgio. Means without ends: notes on politics. Mineápolis: Londres: University of Minnesota Press, 2000. p. 91-100.

ATEM, G. N. O discurso da ordem: a publicidade como construção sociodiscursiva da realidade. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Anais... Curitiba: Universidade Positivo, 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1315-1.pdf. Acesso em: 21 jan. 2014.

AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

BARTHES, R. Mitologias. Rio de Janeiro: Difel, 2006.

CHAPOLA, R. Contra propaganda na rua, grupo ‘suja a cara’ de candidatos em placas. O Estado de São Paulo, 8 ago. 2012. Disponível em: http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,contra-propaganda-na-rua-grupo-suja-a-cara-de-candidatos-em-placas-

-imp-,913083. Acesso em: 21 jan. 2013.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.

CHARAUDEAU, P. O discurso propagandista: uma tipologia. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. Análises do discurso hoje. v. 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira / Lucerna, 2010. p. 57-78. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/IMG/pdf/2010_d_Disc-_Propag-_Belo_Vol3__ARTICLE.pdf. Acesso em: 6 maio 2012.

CORRÊA, L. G. Mães cuidam, pais brincam: normas, valores e papéis na publicidade de homenagem. 2011. 254 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais. 2011. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/FAFI-8U4JXZtese_laura_guimaraes_correa_ppgcom.pdf?sequence=1. Acesso em: 21 jan. 2013.

CORRÊA, L. G. Mães cuidam, pais brincam: metodologia, bastidores e resultados de uma pesquisa sobre publicidade e gênero. Contracampo, Rio de Janeiro, v. 28, n. 3, p. 136-154, dez./mar. 2013. Disponível em: http://www.contracampo.uff.br/index.php/

revista/article/view/578/382 Acesso em: 21 jan. 2013.

DINIZ, J. R. Culture jamming – ativismo e contra-hegemonia. Caligrama, São Paulo, v. 4, n. 1, jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/caligrama/article/view/68127/70685 Acesso em: 21 jan. 2013.

MAINGUENEAU, D. Discurso, enunciado, texto. In: MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2005. cap. 4, p. 51-57.

NOMAI, A. J. Culture jamming: ideological struggle and the possibilities for social change. United States: ProQuest: UMI Dissertation Publishing, 2011.

PICADO, B. Das feições do cargo à face pela imagem: poética do retrato fotográfico na política. E-compós, Brasília, v. 12, n. 3, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.compos. org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/385/379 Acesso em: 21 jan. 2013.

ROCHA, S. P. V. Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay: a publicidade, o consumo e a crença descafeinada. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 4, n. 9, p. 127-137, mar. 2007.

SUJO SUA CARA. Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/sujosuacara. Acesso em: 6 set. 2014.

VERÓN, E. Quando dizer é fazer: a enunciação no discurso da imprensa escrita. In: VERÓN, E. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: Unisinos, 2005. p. 215-238.

VOCÊ SUJA MINHA CIDADE, eu sujo sua cara. Tumblr. Disponível em: http://sujosuacara. tumblr.com/. Acesso em: 21 jan. 2013.

ZIZEK, Slavoj. A paixão na era da crença descafeinada. Folha de São Paulo, São Paulo, Caderno Mais!, p. 13-15, 14 mar. 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v13i36.920

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br