“Você suja minha cidade, eu sujo sua cara”: práticas de escrita urbana sobre a propaganda eleitoral
Resumo
Discutimos no artigo algumas práticas de escrita urbana realizadas por sujeitos comuns sobre peças de propaganda eleitoral. Analisamos alguns registros fotográficos dessas intervenções de contrapropaganda, sob a forma de texto e/ou de imagem, publicados no perfil “Sujo sua cara” no Facebook e a reconstrução de sentido nos novos discursos produzidos. A observação das peças e dos sentidos compartilhados nessas interações visuais suscita reflexões sobre o caráter apartidário do fenômeno e sobre a (des)crença na propaganda eleitoral, na democracia representativa e na classe política de modo geral.
Palavras-chave
Referências
AGAMBEN, G. The face. In: AGAMBEN, Giorgio. Means without ends: notes on politics. Mineápolis: Londres: University of Minnesota Press, 2000. p. 91-100.
ATEM, G. N. O discurso da ordem: a publicidade como construção sociodiscursiva da realidade. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Anais... Curitiba: Universidade Positivo, 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1315-1.pdf. Acesso em: 21 jan. 2014.
AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
BARTHES, R. Mitologias. Rio de Janeiro: Difel, 2006.
CHAPOLA, R. Contra propaganda na rua, grupo ‘suja a cara’ de candidatos em placas. O Estado de São Paulo, 8 ago. 2012. Disponível em: http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,contra-propaganda-na-rua-grupo-suja-a-cara-de-candidatos-em-placas-
-imp-,913083. Acesso em: 21 jan. 2013.
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
CHARAUDEAU, P. O discurso propagandista: uma tipologia. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. Análises do discurso hoje. v. 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira / Lucerna, 2010. p. 57-78. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/IMG/pdf/2010_d_Disc-_Propag-_Belo_Vol3__ARTICLE.pdf. Acesso em: 6 maio 2012.
CORRÊA, L. G. Mães cuidam, pais brincam: normas, valores e papéis na publicidade de homenagem. 2011. 254 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais. 2011. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/FAFI-8U4JXZtese_laura_guimaraes_correa_ppgcom.pdf?sequence=1. Acesso em: 21 jan. 2013.
CORRÊA, L. G. Mães cuidam, pais brincam: metodologia, bastidores e resultados de uma pesquisa sobre publicidade e gênero. Contracampo, Rio de Janeiro, v. 28, n. 3, p. 136-154, dez./mar. 2013. Disponível em: http://www.contracampo.uff.br/index.php/
revista/article/view/578/382 Acesso em: 21 jan. 2013.
DINIZ, J. R. Culture jamming – ativismo e contra-hegemonia. Caligrama, São Paulo, v. 4, n. 1, jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/caligrama/article/view/68127/70685 Acesso em: 21 jan. 2013.
MAINGUENEAU, D. Discurso, enunciado, texto. In: MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2005. cap. 4, p. 51-57.
NOMAI, A. J. Culture jamming: ideological struggle and the possibilities for social change. United States: ProQuest: UMI Dissertation Publishing, 2011.
PICADO, B. Das feições do cargo à face pela imagem: poética do retrato fotográfico na política. E-compós, Brasília, v. 12, n. 3, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.compos. org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/385/379 Acesso em: 21 jan. 2013.
ROCHA, S. P. V. Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay: a publicidade, o consumo e a crença descafeinada. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 4, n. 9, p. 127-137, mar. 2007.
SUJO SUA CARA. Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/sujosuacara. Acesso em: 6 set. 2014.
VERÓN, E. Quando dizer é fazer: a enunciação no discurso da imprensa escrita. In: VERÓN, E. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: Unisinos, 2005. p. 215-238.
VOCÊ SUJA MINHA CIDADE, eu sujo sua cara. Tumblr. Disponível em: http://sujosuacara. tumblr.com/. Acesso em: 21 jan. 2013.
ZIZEK, Slavoj. A paixão na era da crença descafeinada. Folha de São Paulo, São Paulo, Caderno Mais!, p. 13-15, 14 mar. 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v13i36.920
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Diretórios e Indexadores: SCOPUS lREVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim |
CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br