As mediações das performances: aproximações entre Adidas e Run DMC a partir do estudo de videoclipes

Autores

  • Marcio Ricardo Silva Barbosa Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, BA
  • Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, Cachoeira, BA

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v13i36.980

Palavras-chave:

Performance, Videoclipe, Mapa das mediações

Resumo

A reputação da marca de produtos esportivos Adidas permitiu sua incorporação ao universo simbólico de diversas subculturas urbanas ao redor do mundo. A cultura hip-hop e seus adeptos, também, se inseriram nesse contexto e vincularam, de forma bastante peculiar, a Adidas ao seu repertório de símbolos identitários. Com isto, o principal objetivo deste artigo é analisar as performances do grupo de rap norte-americano Run DMC e da Adidas, bem como as suas estratégias comunicacionais na construção e apropriação de valores culturais através da interpretação simbólica das gestualidades e figurino dos artistas que utilizam a marca em seus videoclipes. Deste modo, pretende-se discutir as contribuições do grupo e de seus videoclipes na transformação da marca alemã em um dos símbolos de ostentação e consumo de uma cultura originária de comunidades negras americanas.

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Biografia do Autor

Marcio Ricardo Silva Barbosa, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, BA

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/UFBA). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente é supervisor de comunicação e marketing da Associação Bahiana de Medicina e membro do Grupo de Pesquisa Analítica (Análise Crítica de Mídia, Estética e Produtos Midiáticos) vinculado à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. 

Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, Cachoeira, BA

Professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA. Jornalista graduado pela UFBA (2004), mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (2006) e doutor em Comunicação pela UFMG (2010). Realizou estágio doutoral (sandwich) sob a supervisão de Martin Seel, na Goethe-Universität Frankfurt am Main (2009).Membro da IASPM - Rama América-Latina. Autor dos livros "Poética da música underground", 2008 e "Práticas de Escuta do Rock", 2013. Organizador da coletânea "Experiência Estética e Performance". Tem experiência na área de Teorias da Comunicação e das Linguagens, atuando principalmente nos seguintes temas: Música, Estética da Comunicação, História dos Meios e Crítica Cultural.

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Silva Barbosa, M. R., & Cardoso Filho, J. L. C. (2016). As mediações das performances: aproximações entre Adidas e Run DMC a partir do estudo de videoclipes. Comunicação Mídia E Consumo, 13(36), 50–72. https://doi.org/10.18568/cmc.v13i36.980

Edição

Seção

Artigos