Juventude como conceito estratégico para a publicidade

Autores

  • Cláudia da Silva Pereira PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v7i18.184

Palavras-chave:

Juventude, Representações sociais, Publicidade

Resumo

A proposta do presente trabalho é avaliar de que forma a publicidade vem construindo um conceito de “juventude”. Pela análise de anúncios publicados entre 1989 e 2009 na revista Veja e pela reflexão sobre as representações sociais da juventude, percebe-se que um conjunto de valores que
a constituem – modernidade, felicidade, sociabilidade e liberdade – passa a ser hegemônico nas ações de comunicação de produtos e marcas dirigidas a todas as idades.

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Biografia do Autor

Cláudia da Silva Pereira, PUC-Rio

Doutora em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UniversidadeFederal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ); professora do Departamento de Comunicação Social da PontifíciaUniversidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e pesquisadora, concentrando-se nos estudos da juventude ede suas representações na cultura de massa.

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Publicado

2010-05-25

Como Citar

Pereira, C. da S. (2010). Juventude como conceito estratégico para a publicidade. Comunicação Mídia E Consumo, 7(18), 37–54. https://doi.org/10.18568/cmc.v7i18.184

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global