Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

  Diretrizes para Autores

  1. A revista Comunicação, Mídia e Consumo aceita trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva), em fluxo contínuo, de autores titulados como doutores, sob a forma de artigos científicos, entrevistas e resenhas ligadas à área da Comunicação. Doutorandos, mestres e mestrandos somente podem submeter textos em co-autoria com doutores.

  2. Os trabalhos podem ser enviados em português, espanhol, inglês e francês.

  3. Ao inscrever seu texto, o autor deve retirar seu nome e possíveis alusões de identificação, tendo em vista o objetivo de assegurar a avaliação cega por pares (double blind peer review). Limpar inclusive o campo “Propriedades do autor”.

  3.1. Em casos de autocitação, os autores do manuscrito deverão substituir o “Nome do autor” pela palavra “Autor”, excluindo o ano de referência da obra. O mesmo procedimento deverá ser adotado nas referências bibliográficas.

   3.2. O resumo da biografia do autor e dos co-autores deve ser informado apenas no formulário de submissão. No preenchimento do formulário, devem constar afiliação institucional e titulação. A filiação deve conter: a principal instituição a qual o autor está vinculado; nome do programa de pós-graduação; faculdade e departamento. Na titulação, informar a qualificação acadêmica de maior valor do autor, e a instituição que concedeu. No caso de alunos doutorandos e mestrandos, informar o nível que cursam e a instituição a qual estão vinculados.

  4. É obrigatório o envio do registro ORCID.

  5. Todos os textos submetidos à revista passam por um processo de desk review que compreende dois procedimentos básicos: em uma primeira triagem, verifica-se o cumprimento dos requisitos formais estabelecidos nas normas de submissão da revista Comunicação, Mídia e Consumo; na sequência, procede-se a verificação de plágio por meio de software específico. No caso de identificação de plágio ou outro tipo de discordância com as normas, o trabalho é recusado e o(s) autor(es) devidamente informado(s). Uma vez aceito em primeira instância, sem identificação de autoria, o texto passa por duas avaliações feitas por membros do Conselho Técnico-Científico e/ou pareceristas ad hoc. Em caso de divergência de pareceres, o trabalho é submetido a um terceiro avaliador. O resultado da avaliação é comunicado ao(s) autor(es), acompanhado de uma síntese dos pareceres. A decisão final sobre a publicação é de responsabilidade da Coordenação Editorial.

  6. Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos, entrevistas e resenhas, inclusive do ponto de vista ético, da originalidade do texto e dos direitos de imagem. Devem também assegurar que o trabalho não está sendo avaliado por outra revista.

  7.  Um autor que tenha tido texto publicado na revista deve considerar um intervalo de 12 meses a contar da publicação do artigo para realizar nova submissão à revista.

  8. Casos que possam suscitar dúvidas sobre possíveis conflitos de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira devem ser esclarecidos aos editores da revista e no artigo. O autor deve informar, em nota de rodapé, os links para quaisquer associações com instituições acadêmicas, comerciais ou políticas que colaboraram na execução do estudo, evidenciando que não há conflitos de interesse nos resultados apresentados.

  9. Em artigos com 2 ou mais autores, é necessário incluir uma nota no final do manuscrito indicando a contribuição de cada um.

10. A partir de agosto de 2020, a revista não irá mais aceitar artigos que tenham sido publicados em Anais de Eventos.

11. São aceitos textos depositados em repositórios de preprint. O autor principal precisa fazer o cadastro na revista. No processo de submissão do artigo, é necessário avisar o editor, no campo “comentários para o editor”, de que se trata de um preprint e colocar os dados de acesso -identificador DOI ou URL - do manuscrito. Os artigos depositados em um repositório preprint terão avaliação simples cega ou aberta.

12. As normas de padronização devem ser consultadas nesse link

 

 Normas para apresentação dos originais

 1. O autor deverá enviar o trabalho em arquivo digital (Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, desde que não ultrapasse 2MB), em fonte Times New Roman, formato A4, corpo 12, com entrelinhas de 1,5, em submissão ao sistema SEER da revista Comunicação, Mídia e Consumo.

 
2. São aceitos textos em português, inglês e espanhol.
 
3. Os originais devem ser encaminhados em arquivo digital e deverão constar os itens a seguir, respeitando-se esta ordem:

 - Título, resumo e palavras-chave em português e em inglês. Caso o texto seja escrito originalmente em inglês ou espanhol, esses itens devem ser apresentados em um dos outros três idiomas aceitos pela revista.

 - Títulos e subtítulos curtos.

 - O resumo deve ter no máximo dez linhas.

 - Palavras-chave, de três a cinco, separadas por ponto e vírgula e sem ponto final.

 Artigos: textos com dimensão entre 25 a 40 mil caracteres, contendo análise, reflexão e conclusão sobre temas acadêmicos. Títulos e subtítulos curtos. Notas de rodapé, apenas as indispensáveis, observando a extensão máxima de três (3) linhas. Não serão aceitos anexos e glossários.

 A quantidade de caracteres (25 a 40 mil caracteres) contempla título, resumo nos dois idiomas solicitados, corpo do texto e referências bibliográficas. Na totalização dos caracteres, será considerado o recurso de contagem de palavras do software word, a considerar: caracteres (com espaço) incluindo caixas de texto, notas de rodapé e notas de fim.

 Caso haja imagens, indicar no corpo do texto o local de inserção e enviá-las em arquivo separado. As imagens devem ser apresentadas em alta resolução (300 dpi – em jpg ou tif) e largura mínima de 10 cm (altura proporcional).

  Entrevistas: textos com dimensão entre 4.200 a 7.000 mil caracteres, contendo breve contextualização sobre o entrevistado, cujos estudos sejam relevantes para a área da Comunicação e suas articulações com a mídia e o consumo.

  Resenhas: textos com dimensão entre três 4.200 a 7.000 mil caracteres, contendo o registro e a crítica de livros e teses.

 4. As normas de padronização devem ser consultadas nesse link

 

 CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

 Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  

  1. O trabalho é original e inédito, e não está sendo avaliado por outra revista.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2MB).
  3. Todas as URLs para as referências foram informadas e verificadas.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantido desta forma o critério de sigilo da avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega.
  6. O campo Instituição e Resumo da Biografia foram preenchidos conforme as Diretrizes para autores
  7. O conteúdo dos artigos são de total e exclusiva responsabilidade dos autores que cedem, previamente, os direitos autorais à revista Comunicação, Mídia e Consumo.
  8. Revista Comunicação, Mídia e Consumo adota o sistema double blind peer review no processo de avaliação dos artigos a ela submetidos.

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