Imagens de indivíduos afrodescendentes em propagandas: análise da presença de estigmas e estereótipos nas formas de representações sociais

Claudia Rosa Acevedo, Luiz Valério de Paula Trindade

Resumo


O objetivo do estudo consistiu em examinar de que forma os
anúncios publicitários têm retratado os indivíduos afrodescendentes em termos de estereótipos e estigmas. Ele consistiu de análise qualitativa interpretativa em duas propagandas de automóveis tendo como arcabouço teórico a Teoria dos Estigmas e como referenciais metodológicos pesquisas anteriores semelhantes. Os resultados da análise revelaram que os anúncios publicitários contribuem para o reforço da ideia de invisibilidade social dos indivíduos afrodescendentes e também que ainda há predominância de caracterizações impregnadas de estigmatizações.

Palavras-chave


Representações sociais; Afrodescendentes; Estigmas; Anúncio publicitário; Invisibilidade social

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DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v7i18.185

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