Fotografia, imaginário e os lugares do Outro: um passeio por imagens do ataque israelense à Faixa de Gaza

Autores

  • Alberto Carlos Augusto Klein Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP
  • Regina Krauss Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.316

Palavras-chave:

Fotojornalismo. Alteridade. Israel e Palestina. Folha de S. Paulo.

Resumo

Este trabalho apresenta a análise da cobertura imagética do maior ataque israelense à faixa de Gaza nas capas da Folha de S. Paulo entre dezembro de 2008 e fevereiro de 2009. A partir dos esquemas de representação escolhidos na edição fotográfica do jornal, atenta para a caracterização dos lados envolvidos utilizando como subsídio os conceitos de teóricos da imagem, além das noções de estereótipo e arquétipo, para compreender de que modo se elabora a construção da Alteridade na oposição Ocidente versus Oriente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Carlos Augusto Klein, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), é professor do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina.

Regina Krauss, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Comunicação e graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina, é professora da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2012-09-26

Como Citar

Klein, A. C. A., & Krauss, R. (2012). Fotografia, imaginário e os lugares do Outro: um passeio por imagens do ataque israelense à Faixa de Gaza. Comunicação Mídia E Consumo, 9(25), 179–197. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.316