A mídia e a representação do corpo: leitura crítica dos meios de comunicação

Roseane Andrelo, Ligia Beatriz Carvalho de Almeida

Resumo


Neste texto são oferecidas referências teórico-práticas para o desenvolvimento de ações de mídia-educação com jovens. O objetivo é elevar a criticidade na relação do jovem com a mídia, principalmente quando há entrelaçamento entre a estetização do corpo e os temas pautados pelos meios de comunicação. Assim, expõe-se um relato de experiência desenvolvida em escola de ensino médio e apresenta-se uma sugestão de atividade a ser aplicada em ambientes educativos, ambas com foco na construção da imagem feminina.

Palavras-chave


Mídia-educação; Consumo; Representação do corpo; Beleza; Revista

Referências


ALMEIDA, L. B. C. Educação para a mídia. Disponível em: http://bit.ly/k0gcuU. Acesso em: 16 ago. 2013.

ANDRELO, R.; SIQUEIRA, A. B. Mídia na educação. Bauru: Universidade do Sagrado Coração. Disponível em: http://www.usc.br/midiaeducacao/conceitos.html. Acesso em: 16 ago. 2013.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1981.

BUCCI, E. A imprensa e o dever da liberdade: a responsabilidade social do jornalismo em nossos dias. In: CANELA, G. (Org.).

Políticas Públicas Sociais e os Desafios para o Jornalismo. São Paulo: Cortez, 2008.

BUCKINGHAM, D. Media education: literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity Press, 2003.

BY MARINA. Top models brasileiras se tornam garotas-propaganda de marca americana de suplementos. Disponível em: http://bymarina.com.br/top-models-brasileiras-se-tornam-

garotas-propaganda-de-marca-americana-de-suplementos/. Acesso em: 8 jun. 2015.

CLEMI (Centre de Liaison de l’Enseignement et des Médias d’Information). Lire et comprendre la publicité. Paris: Retz/HER Paris, 2000.

COMPARATO, F. K. A democratização dos meios de comunicação de massa. In: BUCCI, E. (Org.). A TV aos 50: criticando a televisão brasileira no seu cinquentenário. São Paulo: Perseu Abramo, 2000.

DIET SHAKE. Desafio Diet Shake. Disponível em: http://dietshake.com.br/. Acesso em: 8 jun. 2015.

FERRARINI, D. C. P. A imagem de mulher nas revistas Nova e Gloss. 2011. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Jornalismo) - Universidade Sagrado Coração, São Paulo, 2011.

FERRARETTO, L. Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Rio de Janeiro: Sagra, 2000.

FRAU-MEIGS, D. (Ed.). Media Education: a kit for teachers, students, parents and professionals. Paris: Unesco, 2006.

GONNET, J. Éducation aux médias: les controverses fécondes. Paris: Hachette Éducation, 2001.

HALL, S. Encoding/Decoding. In: HALL, S. et al. (Orgs.). Culture, Media, Language. Centre for Contemporary Cultural Studies. Londres: Routledge, 2005. p. 117-127.

MASTERMAN, L. Media Awareness Education: eighteen basic principle. Center of Media Literacy, 1989. Disponível em: http://www.medialit.org/reading-room/media-awareness-education-eighteen-basic-principles. Acesso em: 24 out. 2010.

MALITZA, M. Apprentissage, compréhension et moyens de communication. In: MORSY, Zaghloul. L’éducation aux médias. Paris: Presses Universitaires, 1984.

MELO, J. M. Teorias do jornalismo: identidades brasileiras. São Paulo: Paulus, 2006.

NOVA. Capas. Disponível em: http://www.nova.abril.com.br. Acesso em: 21 abr. 2013.

PAVANI, C. (Org.). Jornal: (In) Formação e ação. São Paulo: Papirus, 2003.

PIAGET, J.; INHELDER, B. Da lógica da criança à lógica do adolescente: ensaio sobre a construção das estruturas operatórias formais. São Paulo: Pioneira, 1976.

SANT’ANNA, A. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA. Dados estatísticos. Disponível em: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/wp-content/uploads/2012/11/sbcp_isaps.pdf. Acesso em: 17 jul. 2013.

TRAQUINA, N. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. v. 1. Florianópolis: Insular, 2012.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone Editor, 1992.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v12i34.797

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br