História em quadrinhos e a função poética na publicidade

Roberto Elísio dos Santos, Daniela Urbinati, Iêda Lima dos Santos

Resumo


A relação entre a publicidade e as histórias em quadrinhos remonta ao início do século XX, quando as tiras publicadas em jornais atraíam a atenção crescente dos leitores. Partindoda função poética da linguagem, conforme a classificação feita pelo linguista russo Roman Jakobson, e seuuso na publicidade, este texto pretende categorizar as principais formas em que os quadrinhos atendem às necessidades de campanhas publicitárias. Por meio de elementos característicos da função poética da linguagem, os anúncios podem trazer informações úteis e manterem-se interessantes e vendáveis.


Palavras-chave


Histórias em Quadrinhos; Publicidade; Função poética da linguagem

Referências


BARRETO, R. M. Criatividade em propaganda. 12. ed. São Paulo: Summus, 2004.

BIGAL, S. O que é criação publicitária ou o estético na publicidade. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1999.

CESAR, N. Direção de arte em propaganda. 9. ed. Brasília: Senac, 2009.

DUNCAN, R.; SMITH, M. J. The power of comics: an introduction to graphic storytelling. Nova York; Londres: Continuum Publishing, 2009.

EISNER, W. Narrativas Gráficas – princípios e práticas da lenda dos quadrinhos. 3. ed. São Paulo: Devir, 2013.

______. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

EPSTEIN, I. Teoria da informação. 2. ed. São Paulo: Ática, 1986.

GEANDRÉ. Os marketing comics: uma guerra mercadológica no mundo publicitário. São Paulo: Global, 1996.

GIBSON, J. J. The ecological approach to visual perception. Nova Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1986.

GORDON, I. Comic strips and consumer culture, 1890-1945. Washington; Londres: Smithsonian Institution Press, 1998.

JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

PIGNATARI, D. Informação, Linguagem e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1996.

______. O que é comunicação poética. 8. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.

SANT’ANNA, A. Propaganda: teoria – técnica – prática. 7. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Resolução n. 163, de 13 de março de 2014. p. 1-2. Disponível em: http://www.mpba.mp.br/atuacao/infancia/publicidadeeconsumo/conanda/resolucao_163_conanda.pdf. Acesso em: 22 jul. 2015.

SRBEK, W. Quadrinhos e outros bichos. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v12i34.965

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br