Nação dos 318: A Religião do Consumo na Igreja Universal do Reino de Deus

Autores

  • Karla Regina Macena Pereira Patriota Bronsztein Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v11i30.471

Palavras-chave:

Religião do Consumo, Nação dos 318, Igreja Universal do Reino de Deus, Prosperidade, Consumo.

Resumo

Estetrabalho promove uma reflexão sobre o consumo contemporâneo e alguns dos seus postulados teóricos a partir do que chamamos aqui de uma Religião do Consumo.  A ideia trabalhada no texto descreve um ethos religioso ancorado no "hedonismo moderno", postulado por Campbell (1987) e que dialoga, de forma bastante profícua, com a Teologia da Prosperidade - se constituindo como um espaço propício para se desejar, de forma lícita, aceitável e sem constrangimentos, uma vida repleta dos signos terrenos de sucesso, corporificados no consumo de produtos de alto valor comercial como resposta ao ideal de felicidade.

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Biografia do Autor

Karla Regina Macena Pereira Patriota Bronsztein, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Sociologia, Mestreo em Comunicação pela UFPE, Professora Adjunta do PPGCOM e do curso de Publicidade e Proapaganda da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

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Publicado

2014-04-23

Como Citar

Bronsztein, K. R. M. P. P. (2014). Nação dos 318: A Religião do Consumo na Igreja Universal do Reino de Deus. Comunicação Mídia E Consumo, 11(30), 125–142. https://doi.org/10.18568/cmc.v11i30.471