Histórias de maternidade vividas na TV: o papel do testemunho num reality show brasileiro

Fernanda Silva

Resumo


De que forma mostrar uma experiência na televisão solidariza o telespectador, posicionando-o como parceiro e cúmplice do que é vivido? É em torno dessa questão que o presente artigo se estrutura, tomando como recorte um reality show brasileiro dedicado a mostrar o nascimento de bebês: o programa Boas Vindas, exibido pelo canal fechado GNT. O objetivo é discutir o papel assumido pelos testemunhos na televisão, não apenas a partir do relato dos personagens, mas das imagens que ancoram o momento do parto e tornam o telespectador testemunha da experiência narrada. A análise busca destacar ao menos dois usos do testemunho no programa: 1) há um esforço em minimizar os conflitos pessoais e valorizar sua superação; 2) o testemunho funciona como forma de construção de autenticidade dos sujeitos e das experiências.


Palavras-chave


Testemunho; Histórias de vida; Maternidade; Reality show

Texto completo:

PDF PDF (English)

Referências


Bibliográficas:

AUTOR.

DAMATTA, Roberto. A Casa & a Rua : espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro : Rocco, 1997.

DAYAN, D. Quand montrer c’est faire. In: La terreur spetacle. 2006, pp. 165-184;

FREIRE FILHO, J. A vida privada, modos de usar: revelações e restaurações televisivas. Texto apresentado no GT “Comunicação e Sociabilidade”, do XVIII Encontro da Compós, na PUC-MG, Belo Horizonte, MG, em junho de 2009. Disponível em http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1077.pdf, acesso em janeiro de 2010.

GOFFMAN, Erving. A Representação do Eu na Vida Cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2005.

JOST, F. La télévision du quotidien. Entre réalité et fiction. Paris : Éditions De Boeck Université, 2003.

LIVINGSTONE, S.M.; LUNT, P. Talk on Television: audience participation and public debate. London and New York: Routledge, 1994.

MEAD, George Herbert. Tha nature of aesthetics experience in International Journal of Ethics, vol. 36, nº4, 1926, p.382-393.

Textos jornalísticos:

TÁVOLA, Artur. Ainda a imagem, agora na tragédia. In: Jornal O Globo, 22 dez. 1972. Disponível em .

Acesso em 19 abr. 2013.

XUXA & XAXA. Jornal do Brasil, 29 jul. 1998. Disponível em: http://www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br/mostraregistro.asp?CodRegistro=38966&PageNo=3, acesso 13 out. 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v14i39.1177

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: SCOPUS lREVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  |  

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br