Web music: produção e consumo de música na cibercultura

Gisela G. S. Castro

Resumo


Este artigo examina modificações deflagradas pela interação entre música e tecnologia digital na cultura contemporânea. São discutidas alterações no fazer musical que levaram a importante redefinição da própria concepção do que é música; o uso das tecnologias digitais na produção e distribuição musical, e, finalmente, a nova pragmática de recepção de música na era da Internet, quando a formatação comercial da escuta vem sendo desestabilizada pela apropriação social de tecnologias que permitem o download gratuito de arquivos de música em sites que proliferam na Web, colocando em xeque conceitos como propriedade intelectual e direito autoral.

Abstrat:
The present article examines some major modifications within contemporary culture brought about by the interaction between music and digital technology. We discuss alterations in the process of music making that have lead to an important redefinition of what music is. The use of digital technology in music production and distribution is also examined and, finally, the new pragmatics of music reception in the age of cyber culture, when the commercial format of music hearing is being challenged by the social appropriation of technologies which allow free download of music files from sites that sprout all over the web.
Palavras-chave: Cibercultura; comunicação; Internet; música; tecnologia.
Key-words: Cyber culture; communication; Internet; music; technology

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v1i2.10

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: SCOPUS lREVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  |  

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br