Da produção ao consumo: diversidade cultural nos usos coletivos de tecnologia entre grupos populares

Autores

  • Carla Barros Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, RJ

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v12i35.1052

Palavras-chave:

Televisão, Celular, Usos coletivos, Grupos populares

Resumo

A proposta do artigo é discutir usos de tecnologia entre grupos populares, nos quais a dimensão coletiva aparece como um aspecto central das dinâmicas culturais. Para tanto, são apresentados resultados de uma pesquisa etnográfica em andamento na cidade do Rio de Janeiro, cujo material é colocado em perspectiva com estudos realizados na África do Sul. O debate focaliza a descontinuidade entre as dimensões da produção e do consumo, não em termos da recepção de conteúdos, mas sim das próprias experiências de uso. As vivências em torno de televisão e celulares sugerem a relativização do modo de consumo individual em prol de uma investigação acerca de apropriações coletivas em contextos diversos aos dos países desenvolvidos, onde tais bens de consumo – assim como parte dominante das teorias acadêmicas – são produzidos.

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Biografia do Autor

Carla Barros, Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, RJ

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Administração pelo Instituto COPPEAD-UFRJ, Especializada em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ e Graduada em Ciências Sociais com concentração em Antropologia Social pelo IFCS-UFRJ.

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Publicado

2015-12-08

Como Citar

Barros, C. (2015). Da produção ao consumo: diversidade cultural nos usos coletivos de tecnologia entre grupos populares. Comunicação Mídia E Consumo, 12(35), 129–148. https://doi.org/10.18568/cmc.v12i35.1052

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global